Envolvimento com drogas lideram prisões durante carnaval em Mato Grosso
Das 425 pessoas presas em Mato Grosso pela Polícia Militar durante o feriadão de Carnaval, 127 estavam envolvidas com drogas, sendo que destas, 70 foram flagradas transportando o entorpecente em quantidades pequenas que não caracterizam tráfico. Por outro lado, as outras 57 foram presas por tráfico de drogas, informa o balanço divulgado pela instituição nesta quarta-feira (05). Contudo, o número de pessoas conduzidas para uma delegacia foi bem maior, 1.385 no total, porém a maioria foi foi liberada em seguida após prestar esclarecimentos ou assinar algum Termo Circunstanciado (TCO).
No quesito armamento, embora a PM informe que foram aprendidas 48 armas de fogo, somente 26 pessoas foram presas por porte ilegal de arma e outras 6 acabaram detidas pela posse ilegal, ou seja, quando tem autorização para portar arma, mas a documentação da arma está irregular. Também foram apreendidas outras 42 armas brancas, que geralmente são facas, estiletes, punhais e demais instrumentos cortantes ou perfurantes.
Foram 5 dias de operações em diversas cidades mato-grossenses que acompanharam os dias de folia. Isso resultou na abordagem de 40.396 pessoas. As abordagens também se estenderam a 14.885 veículos. Destes, a Polícia Militar informa que apreendeu 285 e aplicou 1.537 multas. Contudo, no balanço não foram divulgados por quais crimes ou infrações de trânsito que essas multas foram aplicadas. Mas as ocorrências que costumam liderar esse tipo de ocorrência são: dirigir com documentação do veículo vencida, ou não portar o documento, bem como dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida ou não possuir a permissão para conduzir veículo automotor.
Para dar conta de todas essas abordagens, 2.114 policiais foram colocados nas ruas para as atividades ostensivas. As ações foram intensificadas nos pólos com maior concentração de público nas principais rodovias da Baixada Cuiabana como a MT-040 que vai para Santo Antônio de Leverger, MT-251 que dá acesso a Chapada dos Guimarães e MT-010 que passar pelo Distrito da Guia pertencente a Cuiabá e vai para a cidade de Acorizal.
Nas principais avenidas de Cuiabá, Várzea Grande e nas maiores cidades do interior, foram realizadas fiscalizações de veículos e abordagens aos condutores. Sub-chefe do Estado Maior da Polícia Militar, o coronel Zaquel Barbosa classificou como positivo o balanço e destacou o empenho dos policiais militares envolvidos nas ações. Nos trabalhos, houve a colaboração das Forças Armadas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Detran, Poder Judiciário, Prefeituras Municipais, Ministério Público e Conselho Tutelar.
Comentários