Merkel se encontra com opositora ucraniana Elas conversaram durante reunião do Partido do Povo Europeu. O ex-boxeador Vitaly Klitschko, também da oposição, estava presente.
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se reuniu nesta sexta-feira (7) com a oposicionista ucraniana Yulia Tymoshenko e com o ex-boxeador e também opositor Vitaly Klitschko em Dublin, na Irlanda.
O encontro aconteceu durante um congresso do Partido do Povo Europeu.
Tymoshenko foi solta da prisão na Ucrânia no fim de feveiro, no mesmo dia em que o presidente Viktor Yanukovich foi deposto pelo Parlamento ucraniano.
A reunião ocorre um dia após a convocação de um referendo pelo Parlamento da Crimeia, região ucraniana com forte tensões separatistas e maioria russa. O referendo irá aprovar ou não a adesão à Rússia.
Merkel faz parte do grupo de líderes eruropeus que tenta mediar a crise. Na última quarta-feira (5), ela e o presidente russo, Vladimir Putin, “trocaram opiniões sobre uma série de aspectos da aguda crise na Ucrânia e discutiram possíveis variantes de contribuição internacional para normalizar a situação sociopolítica nesse país”.
A conversa telefônica, que aconteceu por iniciativa de Merkel, é mais um dos contatos entre dirigentes ocidentais e o Kremlin pela crise na Ucrânia, para onde a Rússia envia seus militares para apoiar à população de origem russa da península da Crimeia, que se nega a reconhecer as novas autoridades pró-europeias de Kiev.
Comentários