Viaduto da UFMT já recebe os trilhos A expectativa da Secopa é a de que a instalação dos trilhos no viaduto seja executada ao longo de três semanas
O viaduto Jornalista Clóvis Roberto (UFMT) começou a receber os trilhos grooved para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Capital. Os trilhos deverão ser completamente instalados em três semanas.
De acordo com a assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as atividades para transformar o viaduto em via permanente começaram no último dia 26, com o transporte e separação de materiais como ferragens, pórticos de posicionamento, formas e demais equipamentos para solda dos trilhos.
Os trilhos foram estruturados no do pátio de preparação em Várzea Grande e levados prontos para serem colocados na estrutura que receberá o concreto.
Conforme a Secopa, por conta da utilização de um guindaste que içará os trilhos, serão realizados bloqueios pontuais no trânsito da região, por motivos de segurança.
A expectativa é que a instalação dos trilhos no viaduto seja executada ao longo de três semanas, que serão sucedidas pela instalação de dutos e caixas para os sistemas de telecomunicação e de energia.
Conforme a Secopa, a instalação dos trilhos é uma das etapas da construção da via permanente, que também é composta pelo sistema de controle, de dutos e infraestrutura para passagem das redes referentes à telecomunicação, para o funcionamento do VLT.
A infraestrutura receberá os cabos de fibra ótica das operadoras de comunicação, que foram remanejados das calçadas para a via permanente. Depois também será instalada a rede aérea de alimentação energética do VLT. Segundo a assessoria, as atividades referentes a toda esta estrutura serão realizadas simultaneamente com as construções.
Viaduto UFMT – O elevado foi inaugurado em dezembro de 2013. Ele faz parte das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e contempla o pacote de obras para a implantação do VLT orçado em aproximadamente R$ 1,4 bilhão. A construção tem 428 metros de comprimento e custou aproximadamente R$ 23 milhões e foi executada pelo Consórcio VLT.
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