Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Março de 2014 às 19:34

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 14 milhões para ampliar a coleta seletiva na Capital. O projeto, em parceria com o BNDES, está sendo finalizado e a previsão é que seja colocado em prática até o final do ano. Conforme a proposta, 50% dos recursos serão do banco e a outra metade será a contrapartida da administração municipal.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, afirma que esse valor ainda pode aumentar, caso haja necessidade. “Se a prefeitura puder arcar com uma ordem maior de investimento, o BNDES também terá que oferecer uma quantia maior”.

Os recursos serão utilizados na instrumentalização das cooperativas e construção de três unidades de triagem e comercialização. Também está prevista a capacitação e formação, assim como a inclusão social dos catadores. Hoje, a prefeitura coleta cerca de 530 toneladas de lixo doméstico por dia. Desse total, apenas 0,6% é destinado às cooperativas de catadores, que conseguem reciclar em torno de 70 toneladas de materiais por mês.

O representante do BNDES, Leonardo Pamplona, disse que a reunião serviu para o esclarecimento de algumas dúvidas acerca do projeto. “Conseguimos entender também a realidade do município para que possamos dar andamento à ampliação da coleta”, pontuou Pamplona.

Após a entrega das adequações, o projeto passará por algumas etapas no BNDES e, em cerca de seis meses, deve estar pronto para ser executado. A perspectiva, segundo Pamplona, é de que ainda este ano possa dar início à implantação da coleta seletiva em Cuiabá.

Também participaram da reunião, realizada ontem (11), o coordenador do Comitê Pró-Copa de Cuiabá, Carlos Klaus, servidores pastas de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente, da secretaria estadual de Meio Ambiente, do Fórum Estadual “Lixo e Cidadania”, da Cooperativa Alternativa de Catadores e Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam) e da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopemar). (Com Assessoria)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/390904/visualizar/