Presidente assina contrato de concessão Solenidade contou com a presença do governador Silval Barbosa, que aproveitou para cobrar mais investimentos em infraestrutura para Mato Grosso
A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou nesta quarta-feira (12) o contrato de concessão da BR-163, no trecho entre a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul até Sinop. No total devem ser investidos R$ 4,6 bilhões na rodovia.
A cerimônia realizada em Brasília contou com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB), que destacou que a rodovia é o principal canal de escoamento da produção mato-grossense.
“Ao analisar as rodovias, principalmente nos eixos mais importantes, levar a duplicação a elas torna-se algo fundamental, essencial”, defendeu o peemedebista.
A duplicação de alguns trechos é uma das previsões do contrato de concessão. A BR-163 será administrada pelo consórcio Odebrecht pelos próximos 30 anos.
Silval também aproveitou a cerimônia para cobrar da presidente a liberação dos investimentos federais à ferrovia Vicente Vuolo, no trecho entre Rondonópolis a Cuiabá, além de mais celeridade do governo federal quanto à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que já teve a licitação liberada pelo Tribunal de Contas da União.
Na oportunidade, o ministro dos Transportes, César Borges, voltou a ressaltar que a intenção do governo federal é de conceder também o trecho da BR-163 de Sinop até Santarém, no Pará. Ele garantiu ainda que os trechos que não forem de interesse da iniciativa privada receberão obras de duplicação públicas.
“Vamos estudando de forma apurada para submeter ao setor privado numa convergência de opiniões, com diálogo franco e aberto, para que haja interesse”, afirmou o ministro.
A presidente Dilma já adiantou, no entanto, que 20 empresas já manifestaram interesse na concessão deste terceiro trecho. Para a petista, este resultado mostra que o governo acertou ao elaborar o Programa de Investimento em Logística (PIL).
A cada 100 quilômetros da BR-163 foi fixado um pedágio de R$ 2,63. O valor é 52% menor em relação ao máximo fixado pelo governo federal, que era de R$ 5,50. O consórcio só poderá iniciar a cobrança, todavia, após a duplicação de, pelo menos, 10% do trecho que ficará sob sua responsabilidade.
INTERVENÇÕES – As principais intervenções previstas para a BR-163 são a duplicação de 453,6 km, incluindo a Rodovia dos Imigrantes - MT-407, que foi federalizada -; a construção do Contorno de Rondonópolis (10,9 km) e de 33,5 km de vias marginais em travessias urbanas.
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