Ministério decreta emergência por causa de praga no café em MG
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decretou situação de emergência em Minas Gerais por causa de uma praga que atinge o café. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União.
A praga de nome científico hypothenemus hampei é conhecida como broca-do-café. De acordo com a medida, existe um “risco eminente de surto pela infestação da praga”. O decreto explica que a grande capacidade de proliferação, a baixa capacidade de resposta disponível e os efeitos sobre a economia por causar grandes perdas na produtividade e qualidade do café são motivos de preocupação.
O diretor de Sanidade Vegetal do Ministério, Luís Rangel, explica que a broca-do-café é a segunda praga mais importante no Brasil, atrás apenas da ferrugem. “As estratégias de manejo começaram a perder eficiência. A praga atinge a produtividade e qualidade do café. Ela [praga] estava praticamente extinta, não podemos permitir que ela volte”, disse.
Segundo Rangel, com o decreto, ministério, governo estadual e empresas vão trabalhar juntos para monitorar, traçar estratégias e criar um plano para evitar um possível surto. Ele afirmou que verbas emergenciais para contratações de mão de obra especializada podem ser liberadas.
A situação de emergência vale por um ano, a partir desta quinta-feira (13).
Comentários