Unemat realiza 6º Dia de Campo do Programa MT Fruticultura em Tangará
A Unemat de Tangará da Serra realizou na manhã desta sexta-feira o 6º Dia de Campo do Programa de Extensão ‘MT Fruticultura’. Hoje as orientações foram dadas especificamente no manejo da cultura da Banana.
A atividade ocorreu na área experimental da Unidade Demonstrativa em Fruticultura no campus. Como parte da programação a atividade iniciou com a adubação (via solo e foliar); controle fitossanitário; irrigação e desbaste, seguindo com desfolha e ensacamento do cacho.
O professor Willian Krause explicou que na Universidade foi montada a Unidade Demonstrativa, hoje com sete espécies de frutas: abacaxi, maracujá, banana, acerola, goiaba caju e manga, produzidas com diferentes cultivares a fim de identificar qual se adapta melhor, assim como o manejo mais apropriado. “E a partir disto fazer a recomendação ao produtor e a forma que a gente decidiu isso é através dos Dias de Campo, para que ele veja in loco a forma de adubar, todo manejo, colheita e espaçamento de plantio”, afirmou.
Segundo Krause o Dia de Campo é mensal e a cada edição é vista uma espécie diferente de fruta. No caso da banana, esclarece o professor, há cultivares resistentes a doenças graves como a ‘sigatoka amarela’. Por isso é importante plantar na Unidade, ver qual a melhor maneira e então transferir a tecnologia para o produtor, para que assim ele acerte ou erre menos. “O intuito é ajudar os produtores, porque alguns projetos vêm e acabam trazendo certos prejuízos. Por isso ele precisa olhar tirar as conclusões e tomar sua decisão”, disse.
Conforme Krause, a fruticultura não irá resolver os problemas financeiros do agricultor, mas é colocada como mais uma opção para o pequeno produtor de Tangará e região.
Comentários