Produção nacional de algodão deverá ter incremento de 25%; MT ultrapassa média
A produção nacional de algodão em caroço deverá ter na safra 2013/2014 um incremento de 25% em relação à safra passada, chegando a 2,5 milhões de toneladas, segundo aponta levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mato Grosso, maior produtor do país e responsável por 55,9% da produção nacional de algodão, deverá ter um aumento produtivo maior que a média nacional, podendo chegar a 29% de acréscimo no volume colhido.
Em relação à área plantada, a Conab divulga que será de pouco mais de 1 milhão de hectares em todo o país, o que representa um crescimento de 22,1% em relação à temporada anterior.
Mato Grosso passou de 475,3 mil hectares na safra passada apara 613,1 mil nesta, com maior volume de plantio na segunda safra.
Segundo a Conab, contribuíram para os incrementos de área e produção do algodão a recuperação dos preços internos ao longo de 2013 – favorecida pela oferta mais restrita -, a elevação dos preços no mercado externo com tendência de permanecerem em patamares favoráveis e os atuais níveis de preços de mercado do milho.
Comentários