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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 15 de Março de 2014 às 12:16

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Este ano, os ovos de Páscoa estão até 10% mais caros nos supermercados, que repassaram a alta dos fabricantes para os consumidores. Apesar do reajuste, a expectativa é de crescimento nas vendas. De acordo com o gerente regional de uma rede em Mato Grosso, Marcelo Sandro Gomes de Almeida, a comercialização deve aumentar entre 16% e 20%. Para atender a demanda, o estoque dos produtos teve o mesmo acréscimo. Almeida ressalta que o movimento começa mesmo na semana que antecede a data. Os ovos ficam expostos e parte é vendi- da, mas o volume expressivo ocorre às vésperas da Páscoa.

Com o reajuste da indústria, o preço dos produtos ficará entre 4 e 8% mais caro na rede de supermercados. A estratégia da empresa para atrair a clientela foi disponibilizar o parcelamento das compras de chocolate em até 10 vezes sem juros e uma campanha promocional de viagem para o parque da Disney, nos Estados Unidos. Segundo o gerente regional, a temática infantil é uma das apostas, principalmente das fábricas. A Copa do Mundo e os personagens de desenho animado continuam chamando a atenção das crianças e aumentando o desembolso dos pais nas visitas ao mercado.

Proprietária de uma loja em Cuiabá, Angelina Soares Carneiro, conta que os brinquedos que acompanham  ovos de chocolate também são responsáveis por aumentar o interesse da criançada. São bolas, bolsas e objetos dos personagens infantis que justificam a compra antecipada do produto. Mas Angelina confirma: o maior volume de vendas acontece na última semana até pela dificuldade que os cuiabanos têm de guardar o chocolate em casa por causa do calor. Na loja, aexpectativa de crescimento das vendas este ano está entre 2% a 3%, em relação a 2013.

Se depender da clientela não haverá retração no setor este ano. Marilúcia Amorim é funcionária de uma escola de educação infantil, onde todos os anos os professores aproveitam a data para desenvolver atividades pedagógicas com os 130 alunos. Os estudantes maiores fazem apresentações sobre o tema, o significado da Páscoa e os pequenos pintam o rosto e se divertem esperando, como sempre nessa data, que a escola distribua os ovos de chocolate. Marilúcia diz que a entrega da guloseima não pode faltar. Como a escola compra em grande quantidade, o preço fica menos “salgado” no atacado.

Em outra rede de supermercados, os ovos de chocolate ficarão expostos para o consumidor a partir da semana que vem. O supervisor de Vendas, Derli Locatelli, revela que por causa do aumento de 10% praticado pela indústria, o Grupo optou por reduzir o volume ofertado nos supermercados. O reajuste terá que ser repassado para os clientes. Na avaliação do supervisor, apesar da alta, as vendas serão boas. Mas ocorrerão também somente às vésperas da Páscoa. “Só vendemos no último dia mesmo. Até lá, eles enfeitam as prateleiras. É tradição. O cliente acaba deixando para a última hora. Às vezes vende antes para as mães que estão com os filhos no mercado”. Enquanto isso, a rede investe na oferta de outros produtos típicos da Quaresma como canjica, leite de coco, amendoim, pescado, vinho, entre outros.

Fábricas- De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a Páscoa é a data mais importante para os fabricantes de chocolate. “Para se ter uma ideia da importância da Páscoa, a data representa o ‘13o salário’ para as indústrias do setor. Em 2013 foram produzidas 18 mil toneladas de produtos para a Páscoa”, declarou Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolates da Abicab, durante o Salão de Páscoa 2014, evento organizado pela entidade.

Segundo a associação, os fabricantes de chocolates geraram cerca de 24 mil empregos temporários no país.





Fonte: Da Gazeta Digital

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