Atrasos em Cuiabá novamente são motivo de crítica da mídia internacional
A agência de notícias Associated Press (AP) publicou uma extensa reportagem criticando as obras que estão sendo feitas com vistas a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. A matéria diz que várias promessas não foram cumpridas e quem sofre com descaso é a população. A reportagem destacou também os atrasos das obras que tornariam a cidade uma nova metrópole. Entre elas citou as principais construções de mobilidade urbana, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Aeroporto Marechal Rondon.
Segundo o repórter Stephen Wade os governantes estão cabisbaixos e só conseguem garantir a entrega do estádio para o Mundial. O restante ainda será uma incógnita durante algum tempo. Em entrevista á AP Atilio Martinelli, que dirige uma serralheria perto do canteiro de obras disse que tudo “vai ser mal feito e, no último minuto, mas pelo menos vão terminá-lo. Mas não há nenhuma maneira que eles vão terminar a maioria dos outros projetos. Vai ser uma grande humilhação para nós".
A frase do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, de que o VLT não está sendo construído para a Copa do Mundo e sim para a população, repercutiu. Isso porque o novo modal está sendo construído através de um programa de incentivo criado justamente para o Mundial - o Regime Diferenciado de Construção (RDC).
A construção de novas trincheiras e viadutos também não agradou a reportagem. É dito que elas servem mais para atrapalhar a população do que dar maior vazão para o trânsito da cidade e que até o momento pouco foi feito nessas obras.
A situação do aeroporto, Saúde e outros pontos foram destacados também como precários por parte da reportagem americana. A conclusão é de que há muito que se fazer e pouco tempo hábil para que as principais obras estejam prontas a tempo da competição. Com isso a imagem da capital mato-grossense vai ficando manchada na mídia internacional.
Confira AQUI a reprodução da matéria em inglês.
Comentários