Chuvas fazem governo reconhecer situação de emergência em Marabá, no Pará Cheias dos rios Itacaiúnas e Tocantins já atingiu 973 famílias em várias regiões da cidade
Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, reconhece situação de emergência em Marabá, no Pará, por causa das inundações provocadas pela forte chuva. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União.
O reconhecimento da situação de emergência é necessário para que os municípios recebam ajuda federal de assistência às vítimas e outras ações emergenciais. Após o aval do ministério, a liberação de verbas é agilizada. Os recursos são transferidos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, ferramenta utilizada para dar mais rapidez às respostas do governo federal.
Segundo a prefeitura de Marabá, após atingir a marca de 12 metros no domingo (16), o nível dos rios Itacaiúnas e Tocantins recuou nesta terça-feira (18) de 12,2 para 11,71 metros. Apesar do recuo, a enchente já atingiu 973 famílias em várias regiões da cidade, fazendo com que 318 fossem alojadas em abrigos municipais. A população atingida está sendo deslocada para um dos dez abrigos de Marabá.
Comentários