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Quinta - 20 de Março de 2014 às 21:48

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O senador licenciado Blairo Maggi (PR), sócio do Grupo Amaggi, está articulando junto com as multinacionais Bunge, Cargill e Dreyfus, para que Mato Grosso tenha, no futuro, quatro ferrovias para escoamento da safra agrícola do Estado. 

A proposta está sendo apresentada ao governo federal e prevê mudanças substanciais ao que fora projetado até agora. Caso a empreitada tenha êxito, as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste mato-grossense passariam a ter linha férrea para dar vazão à safra agrícola.

Conforme Blairo Maggi, a proposta consiste em colocar uma ferrovia ligando Sinop – no Nortão - ao Porto de Miritituba, em Itaituba (PA), outra conectando Sapezal – no Oeste – a Porto Velho (RO) e uma terceira criando um caminho entre Água Boa – no Araguaia – até a Ferrovia Norte-Sul, em Goiás. Junto com a Ferronorte, em Rondonópolis, essa malha ferroviária atenderia “os quatro cantos” de Mato Grosso.

Nesse cenário, a Ferrovia da Integração do Centro-Oeste (Fico) não iria mais a Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá). O governo federal está preparando o edital para concessão da Fico, mas ainda não o lançou. “Seriam três ramais de ferrovias indo em direção aos rios do Norte. Em vez de termos uma linha vindo Leste-Oeste, teríamos três subindo, mais a ALL embaixo. Mato Grosso sairia por quatro ferrovias, em direção a dois rios amazônicos, São Luiz do Maranhão e Santos”, disse Maggi, ao Globo Rural.

O senador garantiu que as empresas proponentes (Amaggi, Bunge, Cargill e Dreyfus) têm interesse nos projetos. Somente no trecho entre Sinop e Miritituba seriam investidos R$ 6 bilhões. “Seria neste modelo que o Governo Federal está propondo hoje. O Estado financiar este pacote de investimento, depois ter outro operador independente. E tem empresas ávidas por este investimento”, comentou Blairo.

Um grupo de representantes das multinacionais esteve junto com Blairo, esta semana, no Ministério dos Transportes, apresentando a ideia. Conforme o senador licenciado, o governo federal deve lançar este projeto e serão feitos estudos de implantação das ferrovias. A primeira delas seria Sinop-Miritituba, paralela à BR-163. “Nós contratamos uma empresa que realizou estudos que mostram ser muito clara a competitividade desta linha, que sai da região produtora de grãos, chega à hidrovia e, de lá, vai para o navio. É algo muito competitivo”, pontuou.

Maggi finalizou a entrevista afirmando que o governo está muito interessado. “Há uma decisão do governo em fazer e se houver, do outro lado, empresas que possam liderar estes investimentos, eu não tenho dúvida alguma de que faremos isso muito rápido. Isso não significa que quem está à frente, provocando, seja o tomador, o investidor do processo. Eu penso até que virão outros investidores, uma vez que a carga estará disponível. Ora, se você tem carga, você tem quem vai pagar a conta. É uma questão de administração e de planejamento”.





Fonte: Agro Olhar

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