Obra de creche está abandonada Estrutura de local que serviria para uso de crianças no residencial Ilza Pagot foi abandonada há quase um ano e está se deteriorando
A obra de uma creche, localizada no Residencial Ilza Pagot, região do Grande CPA, em Cuiabá, está abandonada há aproximadamente um ano. A estrutura da creche, que estava quase pronta para o uso das crianças, está se deteriorando e tomada pelo mato. Enquanto isso, pais se veem obrigados a matricular os filhos em unidades mais distantes para poderem trabalhar.
“Meu neto de três anos teve que ser matriculado na Nasla (Aschar), que fica muito mais longe, porque até hoje não concluíram essa creche. Têm muitas mães que até deixam de trabalhar porque não encontram vagas em creche”, comentou a aposentada Zoraide Leite, de 60 anos, que reside a cerca de 50 metros da obra parada.
Segundo Zoraide Leite, no vizinho Residencial Jamil Nadaf também há muitas crianças que precisam de creches e que acabam ficando em casa sem atividades. “São crianças de mães carentes, que precisam trabalhar. A creche faz muita falta e é uma pena que o mato está maior que a própria construção”, critica.
Quem também lastima a situação é Maria de Fátima Reis, 52 anos. “No meu caso, a creche não faz falta porque não tenho crianças. Mas, é uma situação lamentável porque é dinheiro público jogado fora. Até o bebedouro que tinha ai (na creche) já estouraram”, comentou mostrando o banheiro e a parte administrativa, em madeira, dos funcionários da empreiteira que tocava a obra, totalmente destruídos.
Na capital, estima-se que a Educação Infantil (de zero a cinco anos) conta com um déficit de mais de 20 mil vagas. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a construção da creche está parada porque a empresa Rodrigo Leite, que estava responsável pelos serviços, simplesmente desapareceu, consequentemente, descumprindo o contrato.
Segundo a assessoria, a SME tentou localizá-la e, em breve, estará publicando no Diário Oficial a rescisão de contrato. Após o processo legal, irá abrir um novo procedimento licitatório para a contratação de uma nova empresa que irá dar continuidade à obra. Porém, não há data prevista.
Conforme a SME, a creche no Residencial Ilza Pagot disponibilizará 240 vagas, assim como os demais Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) que estão previstos para ser entregues até 2016. No total, estão previstos 30 Cemeis. Um deles já foi inaugurado, no Pedra 90, e outros dois (no Jardim Passaredo e Areão) estão previstos para ficarem prontos agora em abril próximo.
Comentários