Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 22 de Março de 2014 às 01:48

    Imprimir


Em menos de três meses, a CAB-Cuiabá, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgoto da Capital, já acumulou 20% mais reclamações no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do que todo o último ano da Sanecap. Foram 697 demandas em 2014, contra 560 em 2011. 

As informações foram apresentadas pela superintendente do Procon, Gisela Simona, em audiência pública para debater sobre a prestação de serviço da concessionária, realizada nesta sexta-feira (21). 

Conforme Gisela, houve um aumento gradativo no número de reclamações desde que a concessionária assumiu o serviço. De 2011 para 2012, as ocorrências aumentaram em 32%, quando o órgão recebeu 740 denúncias. Em 2013, foram 1792 registros, um crescimento de 142% em relação ao ano anterior. Porém, em 2014 o órgão já recebeu o equivalente a 40% das reclamações realizadas em 2013. 

A moradora Neusa Pereira Alves, de 55 anos, que reside no bairro CPA 4 faz parte da estatística. Segundo ela, há mais de dois meses sua casa não é abastecida e, nas raras ocasiões que a água chega, não tem pressão suficiente para subir até a caixa. “Antigamente a água ainda vinha um dia sim e outro não, agora nunca sabemos quando vem.” 

Conforme Neusa, o problema é no bairro todo e a competição pela água fica ainda mais difícil para os moradores que não têm bomba d’água. Ela também reclamou da água é fornecida. “É tão ruim que eu só tenho coragem de cozinhar com água mineral. Para lavar roupa tenho que ir para a casa da minha irmã. Mas, o pior de tudo é que a conta chega, sem atrasar um dia sequer”. 

Segundo a superintendente do Procon, a cobrança indevida é a campeã no número de reclamações. “Os clientes reclamam que as faturas vêm com um valor desproporcional à média de consumo”. 

Em segundo lugar ficou a falta de fornecimento d’água e a falta de pressão. Em seguida ficou a quebra de contrato na prestação dos serviços. “A conta vem com o valor cheio, mas o serviço não é prestado.” 

A CAB Cuiabá informou, por meio da assessoria, que desde que assumiu os serviços de água e esgoto em Cuiabá tem realizado mudanças nas rotinas da empresa, sempre de acordo com o contrato e o regulamento da concessão. A empresa informou que instalou hidrômetros em muitos bairros onde os consumidores não tinham um instrumento para medir seu consumo e pagavam apenas o valor mínimo. 

A assessoria informou que quando uma reclamação é registrada no Procon, a empresa analisa o caso levando em conta a realidade do consumidor, atuando junto às necessidades encontradas nas residências e esclarecendo pontos de possíveis perdas de água que podem automaticamente aumentar o consumo, sem que o usuário perceba. Dessa forma, a empresa intensificou as fiscalizações tanto preventivas, de orientação, quanto corretivas, auxiliando o consumidor a verificar as instalações internas como bóias, entrada e saída de água na residência, que no final do mês oneram o consumo e a fatura de fornecimento.





Fonte: Do Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/391592/visualizar/