Encontro em Brasília busca estimular a qualificação das mulheres nos territórios
“Esta luta das mulheres não é uma luta isolada, é uma luta fundamental para nossa agenda de desenvolvimento rural sustentável e solidário, para o país que queremos, para o rural que nós queremos”, afirmou o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, durante a abertura do II Encontro Nacional dos Comitês Territoriais de Mulheres Rurais.
Durante o discurso, o secretário relembrou a participação histórica do público feminino na 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (2ª CNDRSS), realizada em outubro do ano passado. Segundo ele, a participação igualitária de gêneros é um avanço e constitui-se na autonomia das mulheres.
“Realizarmos uma conferência de paridade entre gêneros não é pouca coisa e isso não aconteceu ao acaso. É resultado de uma luta histórica diária, que se tornou um avanço muito importante porque constitui na saída da invisibilidade. O público feminino pode apontar suas questões, seja na agroecologia, seja na reforma agrária, nos programas de comercialização e nas políticas territoriais”, observa o secretário.
Encontro
O encontro, que vai até esta quarta-feira (26), tem o objetivo de estimular a auto-organização das mulheres nos territórios, motivar e fortalecer os comitês e as organizações do gênero; e qualificar a participação das mulheres e as organizações no processo de implantação e gestão dos planos territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em consonância com o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
Segundo a diretora de Política para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), Karla Hora, o desafio agora é efetivar as discussões resultantes da 2ª CNDRSS nos territórios. “Esse encontro marca um novo momento para efetivarmos as políticas para as mulheres. Nós temos um desafio maior, que é fazer com que todo aquele debate que a gente trouxe desde os territórios até à Conferência nacional, volte aos territórios”, explica.
O encontro é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da parceria da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Ao longo desta tarde, cerca de 100 participantes debaterão sobre Mulheres Rurais, Feminismo e Políticas Públicas. Nesse primeiro painel, estarão à frente a Conceição Dantas, do Centro Feminista 8 de Março, e representantes dos movimentos sociais.
Exposição
Até o fim do evento, os participantes poderão conferir a exposição Brasil agroecológico feito por elas, que mostra o trabalho de 16 grupos produtivos de mulheres rurais de diferentes segmentos da agricultura familiar. A mostra faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e das ações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Campesina e Indígena.
Comentários