Prefeitura promete reativar ginásio Em completo abandono, um dos mais tradicionais ginásios poliesportivos da Capital será ampliado, recuperado e revitalizado, diz Mauro Mendes
Banheiros sujos, sem vasos e pias, redes elétrica e hidráulica deterioradas, arquibancadas e alambrados danificados. É assim que se encontra hoje o ginásio poliesportivo Gustavo Cid Nunes da Cunha, mais conhecido como ginásio do Lixeira, um dos mais tradicionais e palco de grandes eventos esportivos e políticos desde a década de 70, em Cuiabá. Porém, a Prefeitura Municipal garante que está situação está prestes a mudar.
Na manhã de ontem, o prefeito Mauro Mendes lançou o programa Ativação, que prevê a ampliação, recuperação e revitalização da rede física esportiva de cinco ginásios e 12 miniestádios, na capital. As obras contarão com recursos do governo federal e do município, somando investimentos da ordem de R$ 17,8 milhões, entre obras e ações esportivas como o “Esporte Jovem”, “Amor” e “Fábrica de Alegria”.
“Tudo isso para que a gente possa dar uma nova dimensão ao esporte e lazer de Cuiabá a partir deste ano de 2014”, disse o prefeito Mauro Mendes. “O Governo Federal está aportando mais de R$ 5 milhões no Programa chamado PELC e, para isso, nós estamos revitalizando e recuperando as nossas unidades, pois muitas se encontram precárias e abandonadas há muito tempo e nós vamos com isso devolver à população”, acrescentou. O Programa de Esporte e Lazer (PELC) prevê a implantação de 39 núcleos, que atenderão 15.600 pessoas.
De acordo como secretário municipal de Esportes, Carlos Brito, serão reformados ainda os poliesportivos dos bairros Tijucal, Planalto, Paiaguás e o do Dom Aquino. Neste último caso, os trabalhos já começaram e são resultados de uma parceria entre a administração municipal e a Associação dos Camelôs do Shopping Popular, por meio de uma lei de concessão de uso de uma área de 10 mil m² para a Associação. Nos demais, as obras estão previstas para começar em maio, após licitação.
No Ginásio da Lixeira, está prevista a substituição do piso da quadra, recuperação das instalações elétrica, hidráulica e sanitária, revestimento dos vestiários e banheiros, recuperação de calçadas, cercamento, pintura e paisagismo, além de outras intervenções. “A reforma desta unidade esportiva atende a uma antiga reivindicação da comunidade”, comentou.
Conforme Brito, o ginásio foi construído na década de 70 e que abrigou eventos esportivos, políticos, como convenções partidárias e apuração de votos. Abandonado, o espaço por muito tempo também serviu de abrigo para famílias desabrigadas pelas chuvas. Além disso, era usado por marginais e usuários de drogas.
Para o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região, Carlos Alberto Eilert, os benefícios da reforma são inúmeros. “Hoje, nós estamos vendo que as reformas vão acontecer. Com isso, a comunidade vai ter aqui profissionais habilitados para trabalhar com ela, o esporte vai voltar à Lixeira, que é da minha época de quando era estudante e vinha aqui apitar ou aprender e tudo isso foi perdido”, comemorou.
O Programa Ativação também deverá beneficiar o Estádio Eurico Gaspar Dutra, mas conhecido como Dutrinha, que deverá receber investimentos em infraestrutura.
Comentários