Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Novembro de 2013 às 10:39
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Os agricultores familiares do município de Nortelândia e região terão nos próximos dias uma nova ferramenta para impulsionar e qualificar suas atividades. Isso será feito por meio do Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar, que está em fase de conclusão, local este que ajudará na formação e capacitação de centenas de produtores rurais, a fim de buscar novas alternativas econômicas que estão e será desenvolvida no município, como a olericultura, e a piscicultura, que está em fase final de elaboração.
 
 
 
O Centro de Capacitação foi totalmente reformado e reformulado, fruto do investimento de recursos públicos da ordem de R$ 292.455,92 reais, oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Para atender os produtores e demais envolvidos com o desenvolvimento da agricultura familiar na região, sendo que nesta 1ª etapa à unidade contará especialmente com um amplo e moderno auditório, com capacidade de 120 pessoas, totalmente equipado com equipamentos multimeios, salas de estudo, refeitório e recepção.
 
 
 
Transformação histórica     


 
“Eu acredito que este Centro de Capacitação vá mudar a história da agricultura familiar em Nortelândia e toda região”, afirmou o prefeito Neurilan Fraga. Para o prefeito, a agricultura da região está dando um grande passo no sentido da evolução, modernização e ampliação. “Será um centro do conhecimento disseminado pelas pessoas que vão utilizar esta estrutura”, disse.         


 
Neurilan Fraga ressalta que os beneficiários diretos serão as centenas de famílias de produtores da agricultura familiar que tiram seu sustento da atividade em Nortelândia e região. “Imaginem essas famílias tendo melhores condições de trabalho, sendo capacitadas de fato, a transformação que nossa cidade irá experimentar. Neste intuito, já temos a parceria de vários órgãos, como a EMPAER, SENAR, SENAI e vários outros que nos auxiliarão nesta audacioso projeto”, disse Fraga.  


 
 
União pelo Desenvolvimento           


 
 
No entendimento do secretário de agricultura, Daniel de Oliveira, o Centro de Capacitação fará frente a um “grande gargalo”: a formação de nova mão de obra para a produção rural e a capacitação da mão de obra já existente, devido aos grandes investimentos que estão aportando no nosso município e região. “Não haverá desenvolvimento da pequena agricultura na região se não preocuparmos com isso”, frisa o secretário. 
 


Na próxima etapa, dispondo apenas de recursos para sua complementação, é de se ter 10 alojamentos para produtores e professores que ministrarão os cursos, sendo um local onde o agricultor familiar possa ficar alojado, ter alimentação e dispor do maior conforto possível, destaca Neurilan, além de pequenas unidades de para quem a formação e a capacitação do pequeno produtor serão fator transformador da atividade da pequena propriedade rural de arranjo familiar no município.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/3920/visualizar/