Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 28 de Março de 2014 às 08:14
Por: Alvaro Magalhães

    Imprimir


Famílias que fugiram da guerra civil na Síria para São Paulo têm de enfrentar uma fila de sete meses antes de dar o primeiro passo para serem reconhecidas como refugiadas.

Esse é o tempo de espera para o primeiro atendimento na sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Lapa. Só então as famílias conseguem protocolar o pedido de refúgio. Depois disso, o processo ainda costuma durar um semestre.

O R7 apurou que ao menos 712 famílias estrangeiras, de diversas nacionalidades, aguardam para iniciar o procedimento. Desse total, 227 são sírios.

Por superar seis meses, a fila inicial pode jogar os fugitivos da guerra na ilegalidade, já que a maioria possui, provisoriamente, visto de turista (a validade do visto de turista é de três meses, renováveis por mais três).

A situação foi relatada à reportagem por sírios recém-chegados. Insatisfeitos, eles preparam uma manifestação para o dia 10 (leia os relatos colhidos pela reportagem). Questionada, a PF admitiu, em nota, a demora. 

Atualmente, a PF em São Paulo só recebe quatro pedidos de refúgio por dia. Desembarcam diariamente na capital paulista cerca de dez famílias de estrangeiros interessadas em pedir refúgio.

O órgão afirma que pretende implantar em abril um novo método de atendimento para que haja mais rapidez.

A PF diz que um dos motivos que dificulta atender a demanda pelo encontro inicial é a explosão no número de interessados em se refugiar no País. Em 2010, foram feitas 975 requisições em todo o País. No ano passado, o total saltou para 17.929. São Paulo representa cerca de 60% dos pedidos.

Mais Médicos

No texto, a PF afirma ainda que "o efetivo da PF destinado ao registro de estrangeiros também tem sido destacado para realizar outros tipos de registro de estrangeiros, como foi a regularização dos médicos do programa Mais Médicos, que é diferente do trâmite geral, tendo sido realizados nesse ano mais de 1.500 registros".

"No presente momento, por ter sido concluído o trâmite com os médicos, a PF vem priorizando dar maior celeridade aos procedimentos vinculados aos pedidos de refúgio", prossegue o texto.

A PF afirma ainda que o efetivo tem de fazer a renovação semestral do protocolo concedido aos estrangeiros que pedem refúgio, caso o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados) não consiga concluir o processo em seis meses.

O Conare, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, é o responsável por julgar o pedido de refúgio. A PF faz apenas o atendimento inicial.

A reportagem do R7 não conseguiu, na quinta-feira, contato com o Conare.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392047/visualizar/