Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 28 de Março de 2014 às 08:57
Por: LAÍSE LUCATELLI

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews
O vereador Ricardo Saad sinaliza pela cassação de João Emanuel
O vereador Ricardo Saad sinaliza pela cassação de João Emanuel

O relator da Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Ricardo Saad (PSDB), afirmou que a prisão de João Emanuel (PSD) e a nova denúncia não interferem no relatório que ele está elaborando.

Saad poderá pedir a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro ou simplesmente sugerir o arquivamento do processo. 

De acordo com o tucano, o julgamento pela Câmara será político, e não criminal.

“Estamos investigando a quebra de decoro parlamentar do João Emanuel, e a apuração já está quase finalizada. O que estou analisando e relatando é a denúncia da ONG Moral em cima do vídeo [que ele aparece chamando os outros vereadores de "artistas"]. Se eu fosse esperar a Justiça, teria que esperar ele ser condenado para fazer algo”, afirmou Saad.

Por outro lado, o presidente da comissão disse que a prisão e as novas denúncias podem pesar na decisão dos vereadores que estavam indecisos sobre a manutenção do mandato do colega preso. 

O tucano ainda sinalizou que deve pedir a cassação de João Emanuel.

“A prisão não influencia o relatório, mas pode influenciar na votação, que será aberta. Eu penso no julgamento da população e no prejuízo para a imagem da Câmara, pois todo dia sai na imprensa uma notícia negativa”, disse.

O relatório de Saad deve ser votado em plenário no dia 10 de abril. Se for cassado, João Emanuel perderá o cargo imediatamente. 

Quadrilha

A denúncia do Ministério Público do Estado (MPE) que resultou na prisão do vereador João Emanuel (PSD) afirma que o parlamentar era líder de uma quadrilha que cometia diversos crimes em Cuiabá.

Entre eles, crimes contra a administração pública, falsidade, estelionato, grilagem de terras, e adulteração de documentos de veículos.

O órgão ainda acusa o parlamentar de tentar atrapalhar o curso das investigações e, por isso, pediu a prisão dele.

De acordo com o MPE, a quadrilha teria como integrantes Amarildo dos Santos, Marcelo de Almeida Ribeiro, Mário Borges Junqueira, André Luiz Guerra Santos, e Érica Patrícia Cunha da Silva Rigotti.

Outros dois denunciados, Pablo Norberto Dutra Caires e Evandro Vianna Stábile, teriam participado do esquema que desencadeou a operação do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392051/visualizar/