Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 28 de Março de 2014 às 12:08

    Imprimir


Os produtores rurais de Paraibuna, em São Paulo, estão apostando em uma fruta nativa da Mata Atlântica para lucrar. É o Cambuci, muito usado na produção de geleias e sorvetes.

Em um sítio em Paraibuna, a 130 quilômetros de São Paulo, 50 espécies de frutos brasileiros são encontrados. Um deles é o cambuci, típico da Mata Atlântica paulista. O município é um dos principais produtores do estado e a colheita é feita de forma artesanal entre os meses de março e junho.

Na propriedade, o fruto é plantado entre outras árvores nativas, do jeito que ele seria encontrado na natureza. Ao todo são 500 pés, que produzem duas toneladas por ano.

O cambuci é uma fruta um pouco difícil de ser consumida in natura porque ela é adstringente, daquelas que pegam na boca. O cambuci é usado no preparo de pratos salgados, em sorvetes e os produtores estão apostando agora na polpa para sucos e geleias.

O próprio sítio processa a polpa e faz a geleia, que é vendida para uma rede de supermercados. Já o sorvete é feito por uma empresa de São Paulo. O quilo do cambuci é vendido por R$ 5. Já a polpa é comercializada por R$ 20 o quilo.

"Tudo o que eu produzo, eu vendo, e ainda compro de alguns produtores da região para conseguir um volume maior e atender a demanda dos clientes", diz Douglas Bello.

A demanda, ele espera que possa crescer ainda mais e acredita que alguns fatores possam contribuir para a comercialização. “Ela tem um grande teor de antioxidantes, já comprovado em pesquisas, tem um aroma fantástico, além do sabor. Então por uma série de aspectos, o cambuci parece que tem um grande potencial econômico”, conclui.





Fonte: Globo Rural

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/392061/visualizar/