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Sábado - 29 de Março de 2014 às 10:36
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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Motoristas que trafegam pela Avenida Miguel Sutil, próximo ao Supermercado Big Lar, devem ficar atentos à alteração no trânsito que será feita na região a partir deste sábado (29). A ação é considerada necessária para o avanço das obras de drenagem ligadas à Trincheira do Santa Rosa.

Segundo o assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Josemar Sobrinho, a mudança no tráfego ocorre na pista que hoje faz o sentido Big Lar-Parque Mãe Bonifácia, afetando principalmente os motoristas que saem da Rua João Bento (fim do desvio, ao lado de um posto de gasolina).

“Quem sai do Big Lar ou da Rua João Bento, em direção ao Viaduto do Despraiado, deverá ficar atento porque a pista estará bloqueada a partir dessa rua. Assim, o tráfego será desviado para a pista contrária, que funcionará em fluxo e contrafluxo por aproximadamente 200 metros, quando então os motoristas serão desviados novamente para a pista da direita [sentido original]”, explicou.

Ao MidiaNews, Sobrinho afirmou que a intervenção no local deverá durar cerca de uma semana, e ocorre porque a drenagem já executada na pista da direita a partir do canteiro central precisará ser ligada às bocas de lobo localizadas nas proximidades.

Apesar de se tratar de uma mudança simples, Sobrinho alerta que a mudança exige atenção principalmente do motorista que acessa a Avenida Miguel Sutil pela Rua João Bento (saindo do desvio), pois precisará fazer uma conversão à direita mais “aberta”.

“O local estará sinalizado, mas pedimos aos condutores que permaneçam atentos para não acontecerem imprevistos”, disse

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Trincheira Santa Rosa

Iniciada em 10 de junho de 2011, a obra tinha previsão inicial de entrega para março de 2013, tendo seu cronograma reajustado para setembro do mesmo ano – o que também não foi cumprido.

Entre os problemas que acarretaram em atrasos estão a suspensão do contrato firmado com a antiga empresa executora, a Ster Engenharia, e a demora na remoção de interferências enfrentados pelo Estado junto à concessionária de água e esgoto da Capital, a CAB Cuiabá.

Orçada em R$ 26,2 milhões, a obra atualmente é executada pela empresa Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio e, até o momento, teve o trânsito liberado parcialmente, apenas sobre a rotatória e uma das marginais (sentido Santa Rosa-Várzea Grande), em dezembro passado.

Atualmente, os serviços estão concentrados na execução do muro de arrimo para encaixe da pista marginal, drenagem para escoamento de águas pluviais, pavimentação das alças de saída da trincheira e a complementação das cortinas atirantadas (técnica de contenção). 

Com 520 metros de extensão, a obra deve revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros, como Goiabeiras e Santa Rosa, e integra o pacote Travessia Urbana firmado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no valor de R$ 165,7 milhões.

Travessia Urbana

Ao todo, o convênio com o DNIT prevê a execução de obras nos trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que cortam a Cuiabá e Várzea Grande pelas avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.

Além dessas duas obras, o pacote prevê ainda a construção da trincheira Jurumirim/Trabalhadores, dos viadutos do Despraiado – já entregue – e Dom Orlando Chaves/FEB, bem como o Complexo Viário do Tijucal.





Fonte: Mídia News

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