Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sábado - 29 de Março de 2014 às 20:42

    Imprimir


O governador Antonio Anastasia declarou nesta sexta-feira (28) que não descarta o envolvimento de agentes penitenciários  no roubo de armas ocorrido na Central de Escoltas de Ribeirão das Neves, na Grande BH. Anastasia falou sobre o assunto em entrevista concedida à Rádio Itatiaia.

Segundo ele, o crime foi “algo inusitado, muito estranho, até um pouco bizarro”, já que não houve violência. Os funcionários do local foram dopados e induzidos ao sono para que o armamento fosse levado. O Governador ressalta que a grande dúvida agora é desvendar se o gesto partiu “de fora ou de dentro”.

—Se for confirmada a hipótese de que foi um ou mais agentes que cometeram este tipo de crime, é ainda pior. Foi mesmo um estratagema utilizado para o furto dessas armas e eu determinei ao Deoesp e ao secretário Rômulo (Secretaria de Estado de Defesa Social) que dessem atenção prioritária na identificação e na busca dessas armas.

Ele ressaltou, por outro lado, que "a ação de um ou dois não lança qualquer dúvida sobre a categoria". Questionado, o Governador argumentou ainda que não houve falha na segurança. 

—  A segurança existia. Porque foi uma pessoa de dentro. Ele estava dentro, controlava. Então, de dentro, ele próprio tomou as medidas, lamentavelmente, se foi isso que aconteceu. Tudo indica que foi uma ação de dentro para fora, mas não podemos afirmar isso a essa altura com certeza.

Leia mais notícias no R7 MG

O governante apontou ainda a segurança pública como principal desafio atualmente. Ele ressaltou que Minas é o Estado que mais investe no setor, mas que a violência “não é combatida  ou melhorada com ações governamentais mas também com ação e postura da sociedade”. Para Anastasia, é necessário rever a legislação para que sejam realizadas mudanças profundas que impeçam a sensação de impunidade entre os criminosos.

Anastasia deixará o cargo para se dedicar à coordenação da campanha do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Embora afirme que há a possibilidade de candidatura ao Senado, o atual Governador de Minas não confirma o interesse.

A ação

O roubo dos armamentos foi percebido por volta das 7h, de segunda-feira (24) quando, durante a troca de turno da Central de Escoltas, agentes penitenciários que chegaram até o local encontraram alguns colegas dormindo e outros passando mal. Ao fazerem uma verificação na sala de armas, detectaram que 45 armamentos haviam sido roubados, sendo 39 pistolas pt.40 e seis submetralhadoras.

Os nove agentes penitenciários que vigiavam o forte armamento podem ter sido dopados com a comida fornecida na  A suspeita é que limonadas e saladas de frutas tivessem algum tipo de tranquilizante. Outra suspeita levantada pelo Gate é que algum funcionário tenha levado o alimento contaminado de casa e oferecido aos colegas.

Inaugurada em maio de 2013, a Central de Escoltas fica localizada em Ribeirão das Neves, próxima ao Presídio Antônio Dutra Ladeira. No local ficam os agentes responsáveis pela realização de todas as escoltas programadas das unidades prisionais de Neves.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário