Deputados devem intervir para resolver impasse da trincheira Santa Rosa
A preocupação com o atraso nas obras da trincheira Santa Rosa e a proximidade da Copa do Mundo fizeram os deputados da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes (CIUT) se mexerem novamente. O grupo agendou, durante a sessão desta quinta-feira (27), uma vistoria à trincheira na próxima terça-feira (01), às 9 horas. O propósito será agir para dar fim ao impasse envolvendo a CAB Cuiabá, que teria provocado um 'travamento' na obra.
De acordo com o deputado Sebastião Rezende (PR), que presidente a CIUT, há denúncias de que um dos motivos de atrasos nessa obra se deve a pendências de serviços de responsabilidade da CAB Cuiabá - concessionária de água e esgoto. Esta será a segunda vistoria na obra. Na primeira, foi detectado que a demora na remoção de uma adutora – que abastece 60% dos bairros de Cuiabá, provocou atrasos na obra.
Estarão acompanhando os deputados, engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Após a visita, a comissão encaminha relatório para a Secopa para cobrar providências relativas ao prazo e a qualidade do empreendimento. No ano passado, a CIUT realizou 13 vistorias, sendo elas nas obras de mobilidade urbana; do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT e Aeroporto Marechal Rondon. Dessas, 11 foram condenadas pelo CREA por má qualidade e atrasos na execução. A remoção de adutoras e de postes foi um dos fatores responsável pelo atraso nas obras conforme apontou a Secopa.
A trincheira Santa Rosa integra o pacote de intervenções de travessia urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com 520 metros de extensão, a trincheira vai revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros de Cuiabá, como o Goiabeiras e o Santa Rosa. A pista superior da trincheira já foi liberada para o trânsito.
Convocado pela CIUT, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães foi sabatinado no início do mês, quando garantiu que, com exceção do VLT, todas as obras ficarão prontas para o mundial. São elas: a Arena Pantanal, o entorno da Arena, Aeroporto Marechal Rondon, Fan Park, corredor Mário Andreazza e os dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que estão na Matriz de Responsabilidade da Fifa. Com informações da AL.
Comentários