Empresários e profissionais liberais de Nortelândia recebem Título de Cidadão Matogrossense Honraria foi entregue no plenário da Assembleia Legislativa por indicação do Deputado José Domingos
Com o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso lotado, e a presença de deputados estaduais e convidados, empresários e profissionais liberais de Nortelândia foram agraciados com a entrega de títulos de cidadão mato-grossense pela Assembleia Legislativa em razão dos serviços relevantes que prestaram ou prestam à sociedade mato-grossense.
Foram agraciados com títulos de autoria do deputado José Domingos Fraga Filho, pioneiros do desenvolvimento do município, empresários e cidadãos que contribuíram com o desenvolvimento de Nortelândia.
Um dos agraciados, o ex-vereador e empresário Olivio Ventruri, é natural de Rio do Sul, interior de Santa Catarina. filho de pais agricultores, é casado com Valéria Leopoldina da Silva, e pai de 5 filhos, Kátia Silene Venturi Rutz, Adriana Raquel Venturi de Souza, Artur Luciano Venturi, Traghela Mitally Silva Dias e Clara Tobias Venturi.
Veio para Mato Grosso no ano de 1974 e fixou residência na cidade de Nortelândia, na época sem muitos recursos financeiros iniciou sua carreira profissional como funcionário de uma madeireira. No ano de 1976 abriu um pequeno comércio e foi com muito esforço e dedicação que conseguiu êxito nos negócios é hoje um dos empresários mais importantes da cidade.
Foi através do seu trabalho que conquistou muitos amigos e no ano de 1983 foi eleito vereador. Durante esse período realizou várias ações sociais em prol da população, que na época era muito carente. Dinâmico e atuante, ganhou notoriedade e foi eleito a Presidente do Sindicato Varejista de Nortelândia durante 9 anos desenvolvendo um excelente trabalho. Neste mesmo período foi Conselheiro da Fecomércio do Estado de Mato Grosso. Foi também Juíz de Paz na Comarca de Nortelândia, sem receber nenhuma remuneração.
Olivio Venturi sempre esteve atento aos acontecimentos da cidade e pronto para de alguma forma ajudar na melhoria da qualidade de vida da população. Trabalhou na Justiça Eleitoral, foi Presidente do Conselho Penitenciário, participou do Rotary de Arenápolis, município vizinho de Nortelândia. Apaixonado por esporte é o atual presidente do Time de Futebol local. Na área social desenvolve um trabalho brilhante como presidente da Pastoral Familiar do município além de participar da realização de vários eventos beneficentes.
Por essas e muitas outras realizações importantes para nosso Estado, é que lhe foi concedido o Título de Cidadão Mato Grossense ao Senhor Olivio Venturi, pelos seus relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso.
O médico Donizeti Aparecido da Silva, é natural de Poloni, interior do estado do Paraná, é casado com Claudia Pereira Vidal e tem dois filhos, Luis Gustavo Barbosa da Silva, que é Engenheiro Mecânico e Segurança do Trabalho e Gisele Barbosa da Silva, que também é médica. Donizeti formou-se em 1982 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP. Profissional dedicado que não para de estudar e aprimorar seus conhecimentos na área médica através de várias especializações. É pós-graduado em Medicina do Tráfego conferido pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Tráfego, na cidade de São Paulo. É Pós-Graduado em Oxidologia e Estudo de Radicais livres, e em Medicina Ortomolecular, pela Associação Médica Brasileira de Oxidologia na cidade de São Paulo. Tem Pós-Graduação na área da Saúde Pública pelo IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Curso de Especialização Modular Integrado em Saúde da Família, concluído na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso. Curso de Especialização em Medicina do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial com ênfase em Dependência Química, concluído em Dezembro de 2013, na cidade de Arenápolis.
Veio para Mato Grosso no final de 1985, quando foi convidado para trabalhar em Diamantino, e depois a convite do médico Marzavon de Siqueira passou a atuar em Alto Paraguai. No inicio de 1986, inauguraram a Clínica Centro Médico Bom Jesus, em Arenápolis, onde ainda faz atendimento Médico. Em Novembro de 1986 passou a ser Sócio Proprietário do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Santana em Nortelândia ocupando o Cargo de Diretor Administrativo a partir do ano 1992, e exercendo atividades em clinica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. É funcionário da Secretária da Saúde do Estado de Mato-Grosso, deste de 04 de abril de 1988, no Centro de Saúde e posteriormente desenvolvendo trabalhos de prevenção de acordo com o Programa Saúde da
Família (PSF). Foi Rotariano no período de 2001 a 2012 no Rotary Clube de Arenápolis, Distrito 4.440, onde prestou valorosos trabalhos junto à sociedade.
Outro médico que atua em Nortelândia, Linealdo de Aguiar Sobral, também foi agraciado com o título. Ele é natural de Recife (PE), e é casado com a Sebastiana Castelo Branco de Aguiar, e pai de Ana Karla Castelo Branco de Aguiar, Milena Castelo Branco de Aguiar e Sérgio Castelo Branco de Aguiar.
Foi em 1974 quando ainda cursava 5º ano Medicina que participou do Projeto Rondon e conheceu Mato Grosso e a cidade de Tesouro, onde prestou serviços voluntários na área da saúde. Formou-se médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco em 1975. Um ano depois, em janeiro de 1976 já com o diploma na mão e com muita vontade de exercer a profissão que escolheu, Aguiar não pensou duas vezes, arrumou as malas e voltou para o município de Tesouro. Foi lá que ele começou a sua trajetória de vida em terras mato-grossenses. Com coragem e determinação ele reabriu o Hospital Municipal que estava inoperante há 10 anos. Foi uma grande iniciativa, pois sua atitude significou muito para a população que carecia de atendimento médico humano e de qualidade.
De acordo com ele, essa foi uma caminhada com muita luta, pois Tesouro não dispunha de médicos, enfermeiros e bioquímicos. A rodovia era de péssima qualidade, a energia elétrica era até as 22 horas, fornecida por um pequeno gerador numa cachoeira local. Não havia telefone, em algumas ocasiões a população ficava isolada do restante do estado. Seu trabalho conquistou o coração e respeito da população e sua eficiência o levou ao cargo de Secretário Municipal de Saúde em Tesouro por seis anos.
Em 1978 por indicação do então bispo de Guiratinga e por solicitação das irmãs da sociedade Divina Providência, transferiu-se para Nortelândia, trabalhando no Hospital da entidade e no Posto de Saúde Estadual. E durante esses anos ele realizou cerca de 2.200 partos e 400 cirurgias, principalmente de urgência e emergência. Na época áurea do garimpo e diante das dificuldades para se transferir pacientes para a capital, era necessário realizar os procedimentos médicos na própria unidade hospitalar. Atuou como diretor clínico do hospital de Nortelândia por dez anos. É medico do PSF I e clínico do hospital da cidade.
Tornou-se sócio-proprietário do Hospital Nossa Senhora Santana em 1998, onde presta serviço médicos até hoje. Este hospital foi cedido por arrendamento a uma entidade beneficente há seis meses, é o único Hospital da cidade e gera 20 empregos diretos. Seu trabalho atual no município de Nortelândia está voltado à Saúde da mulher onde promove palestras educativas no PSF I, de prevenção do Câncer de colo uterino e de mamas e quando necessário realiza cauterizações de colo uterino e exames de colposcopia. Um trabalho que requer muita dedicação.
Rotariano, pertence ao Rotary Club de Arenápolis há oito anos onde profere palestras de educação em saúde voluntariamente. É colaborador financeiro assíduo da APAE de Nortelândia. Registrado no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso sob o nº 522. Drº Aguiar, como é conhecido na cidade, exerce sua profissão há 38 anos, participando e vivenciando todo o processo de evolução e desenvolvimento da medicina em Mato Grosso.
O bioquímico Luiz Romero de Souza Uchoa, é natural de Curitiba (PR), é casado com a enfermeira Vilma de Souza Uchoa há 27 anos, relacionamento do qual nasceram três filhos, sendo André Luiz Uchoa (advogado) Daniele Cristina Uchoa (enfermeira) e Ana Flávia Uchoa (advogada).
Luiz Romero mora em Nortelândia desde 1984. É farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná, atuando no ramo de laboratório de análises clínicas, tanto no serviço público como privado. É servidor da Secretaria Estadual de Saúde, exercendo função em Nortelândia, e é proprietário do Laboratório Bio-Analise em Arenápolis, município vizinho. Um estudioso nato procura sempre se atualizar na sua área de atuação e tem 05 pós-graduações e Título de Especialista em Análises Clínicas e Citologia Oncótica e Hormonal.
Atuou como professor da Rede Estadual de Ensino entre 1984 a 1986 - ingressou na Secretaria Estadual de Saúde em 1987 atua no Laboratório Municipal de Nortelândia e é proprietário e responsável técnico do Laboratório Bio-Análise de Arenápolis. Ministra cursos de interpretação de exames para profissionais da área de saúde e estudantes universitários.
É membro do Rotary Club de Arenápolis desde 1995. Foi presidente da Sociedade Beneficente e Cultural de Nortelândia de 1991 a 1993 membro do Rotary Club de Arenápolis desde 1995 do qual foi presidente por quatro vezes. Apesar de seu dia a dia ser bastante atarefado ele sempre encontra tempo para colaborar com a cidade de Nortelândia ministrando palestra em escolas públicas sobre prevenção do uso de drogas e DST. Sua postura de homem íntrego o levou a receber o Título de Cidadão nortelandense concedido pela Câmara Municipal de Nortelândia, título que aliás que ele guarda com muito orgulho, afinal conhece a cidade onde mora como poucos e como poucos ajuda Nortlândia a ser melhor a cada dia, não só através do seu trabalho, mas, principalmente através ações de cunho social.
O empresário Valdir Salvalaggio é natural de Orleães, Estado de Santa Catarina. É casado com a funcionária do Poder Judiciário e bacharel em Direito Valdete Luiza Ascari Salvalaggio com quem teve três filhos, Lucas Ascari Salvalaggio, Luana Aparecida Ascari Salvalaggio e Lara Rita Ascari Salvalaggio.
No ano de 1977, com 17 anos de idade veio para município Nortelândia com seus pais e irmãos, morando na zona rural desenvolvendo atividades agrícolas. No ano seguinte mudou-se para a cidade para continuar seus estudos. Lá seu primeiro emprego foi no hospital da cidade Nossa Senhora de Sant’Ana onde trabalhou por dois anos e meio. Trabalhou também de servente de pedreiro por um ano. De 1981 a 1986 foi funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da cidade onde exerceu várias funções.
Em 1987 morou em Matupá, onde administrou uma empresa de cerâmica junto com seu primo Roque Peron, retornando à Nortelândia no ano seguinte quando iniciou suas atividades como marceneiro e surgiu a grande oportunidade que ele precisava para aprender um novo ofício, e com muita determinação e coragem que no ano de 1989 montou e abriu sua própria marcenaria, a Indústria e Comércio de Móveis Salvalaggio, que é referência na região. No ano de 2005, graduou-se em Administração com ênfase no Agronegócio pela faculdade UNED–União de Ensino de Diamantino atual UNEMAT, o que deu a ele maior segurança para investir em novos negócios.
Em abril de 2009 abriu sua segunda empresa, desta vez no ramo de transportes de cargas, a Transalvalaggio, gerando um total de 16 empregos diretos e dezenas indiretos. Por acreditar no potencial na região em 2013 iniciou atividade no setor de agropecuária ampliando os negócios no município. Valdir Salvalaggio é membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sudoeste (Sicredi). Religioso, no ano de 2001 juntamente com sua esposa foi coordenador da Festa de Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira da cidade de Nortelândia e foi por dois anos Coordenador Paroquial do Movimento Lareira (grupo de casais). Exerceu o cargo de vice presidente da APAE de Nortelândia por dois mandatos (2010/11 e 2012/13) e hoje continua ajudando a entidade como membro da diretoria onde desenvolve um trabalho voluntário.
O deputado estadual José Domingos disse que os títulos são um reconhecimento pelos serviços prestados por estes homens em prol do Mato Grosso, principalmente pelo trabalho desenvolvido em Nortelândia, ajudando a construir uma cidade forte e acolhedoura.
Comentários