Seca: nível do Sistema Cantareira se mantém em 13,3% Mesmo sem registrar baixa, volume de água é o pior da história do reservatório
Apesar das quedas sucessivas no nível do Sistema Cantareira, o reservatório não registrou baixa nesta quinta-feira (3). De acordo com dados divulgados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o volume de água se manteve em 13,3%, mesma marca atingida nesta quarta-feira (2). Mesmo sem a queda, o nível é o pior já registrado desde o início da operação do sistema, em 1974. Há um ano, o índice estava em 61,9%.
Para incentivar a economia de água em São Paulo, a partir de terça-feira, o desconto de 30% nas tarifas para os clientes que reduzirem o consumo de água em 20% passa a valer para todos os 31 municípios da região metropolitana que são atendidos pela Sabesp, incluindo a capital. Até então, apenas os bairros e as cidades metropolitanas abastecidos pelo Cantareira tinham direito ao bônus, adotado pela companhia em fevereiro.
Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a ampliação do bônus tem como objetivo reduzir o consumo dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, que já abastecem cerca de 2 milhões de imóveis que antes da crise hídrica recebiam água do Cantareira. A expectativa é ampliar a atual economia de 4 m³/s de água para 6 m³/s. Nesta quarta-feira, os níveis dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga estão em 37,5% e 77,4%, respectivamente.
Comentários