Estudo diz que afundamento de solo provocou acidente na Arena do Timão
De acordo com estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o acidente do dia 27 de novembro de 2013, na Arena Corinthians, no qual dois operários morreram, teve como causa o afundamento do solo. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo em sua edição desta sexta-feira e o estudo foi encomendado pela Liebherr, construtora do guindaste.
Por volta das 12h daquele dia, o guindaste que fazia a instalação do último módulo da cobertura metálica da arquibancada leste do estádio do Timão cedeu e provocou grave acidente. A peça, que custava em torno de R$ 40 milhões, teve perda total e virou sucata. O estudo da UFRJ, antecipado pelo jornal, deve ser divulgado oficialmente nas próximas semanas.
Segundo a análise da universidade, feita nos seis pontos onde as esteiras do guindaste estavam apoiadas, o solo era muito mais mole do que deveria ser. A medida ideal do terreno para a colocação do guindaste é de 80%. O número na Arena Corinthians era muito baixo: 13%. Em outro critério de avaliação, as medidas do solo deram 6,3, quando o ideal é 10.
O estudo da UFRJ será colocado em meio ao processo de investigação. Estão em análise erro humano e também possível falha no próprio guindaste.
Comentários