Ministro da Pesca garante incentivos à piscicultura durante a Expolondrina
A visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, abriu o 13º Seminário Estadual de Aquicultura, na terça-feira, dia 09, em Londrina (PR). Para uma plateia de mais de 400 produtores, foram anunciadas medidas de estímulo à produção do Estado. Se os projetos forem concretizados, representam um aumento de 1.800 toneladas de tilápias ao ano e mais 1.600 toneladas de ostras.
O Paraná pode se tornar polo brasileiro de aquicultura, com metade da produção nacional de tilápias. A represa de Itaipu tem capacidade para gerar 400 mil toneladas do peixe, ao ano. E a demanda é crescente, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2010 o brasileiro consumia 9 quilos de peixe por ano, hoje o consumo chegou aos 16 quilos.
– A piscicultura é uma excelente oportunidade para o produtor, para a propriedade familiar, porque ela pode ser uma excelente renda dentro de uma área pequena e ao mesmo tempo pode ser uma excelente oportunidade para grandes grupos empresariais com a formação de frigoríficos, projetos de integração – reforça o piscicultor Ricardo Neukirchner, que participou do seminário.
Entre as reivindicações do setor estão mais assistência técnica e agilidade na liberação de licenças ambientais.
Comentários