Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 12 de Abril de 2014 às 10:45
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) decidiu não aguardar a quebra de sigilo bancário da gráfica Propel e finalizar o novo Procedimento Investigatório Criminal (PIC) contra o vereador por Cuiabá João Emanuel (PSD). 

A apuração de supostas irregularidades nos contratos firmados pela Câmara de Cuiabá com a gráfica deve ser concluída em 15 dias. A denúncia, entretanto, demandará um pouco mais de tempo para ser elaborada e apresentada ao Judiciário. 

É o que afirma o promotor de Justiça Marcos Reginold, um dos responsáveis pelo caso. Segundo ele, a nova ação penal terá como base os relatórios produzidos pelo Ministério Público com os materiais confiscados nas buscas e apreensões realizadas na operação Aprendiz, deflagrada no final do ano passado. 

Reginold explica que a confecção da denúncia deve se prolongar porque se trata de um caso mais complexo do que aquele que resultou na prisão preventiva do vereador, no final do mês passado. 

“Temos que analisar os procedimentos licitatórios, os dados encontrados, números, fazer cruzamento de dados, enfim. Trata-se de um procedimento muito mais complexo que o primeiro”, pontua. 

O promotor, aliás, não descarta novos pedidos de prisão. Cerca de 10 pessoas devem ser indiciadas. Além de João Emanuel e seu assessor parlamentar Amarildo dos Santos, que também foi preso no mês passado, o ex-deputado estadual Maksuês Leite e alguns servidores da Câmara de Cuiabá devem integrar a lista. 

O pedido pela quebra de sigilo bancário da gráfica Propel, no entanto, continua mentido. Os dados ainda são esperados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que também prepara uma nova ação (na esfera cível) referente aos contratos da empresa com a Câmara no período em que João Emanuel presidiu a mesa diretora. 

Conforme o promotor de Justiça Mauro Zaque já havia antecipado ao Diário no final de março, estão sendo investigadas as aquisições feitas pela Câmara junto à gráfica. “Estamos apurando se todos os materiais foram entregues, as tabelas de preços, tudo. Ao final, vamos oferecer nova denúncia”, disse à época. 

As ações são uma espécie de desdobramento da operação Aprendiz, que apontou o suposto envolvimento do vereador social-democrata em um esquema de grilagem de imóveis que seriam dados como garantia para agiotas que forneciam dinheiro a uma eventual campanha eleitoral. Aos proprietários destes terrenos, segundo o Gaeco, João Emanuel oferecia vantagens em licitações fraudulentas da Câmara. 

Uma das empresas beneficiadas neste esquema seria a gráfica Propel. Enquanto presidente da mesa diretora, o social-democrata firmou com ela um contrato de R$ 1,6 milhão para fornecimento de materiais, entre eles, o livro “História do Parlamento Cuiabano”. 

A obra, conforme divulgou o Diário em dezembro do ano passado, possui fotos amadoras, retiradas de fóruns de discussão da internet; textos sem revisão, oriundos de fontes como a Wikipédia e blogs variados; além de péssima qualidade de impressão e acabamento. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393217/visualizar/