Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Abril de 2014 às 17:58

    Imprimir


Após anos de disputas, o governo federal decidiu ceder para o estado de Mato Grosso as glebas Maiká e Cristalino. A assinatura do tempo de doação das áreas será oficializada nesta segunda-feira (14) pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto.

A ação garante maior segurança jurídica para os moradores da região, já que a disputa não permitia qualquer ação de regularização fundiária na área. A gleba Maiká possui 1,097 milhão de hectares e está localizada nos municípios de Marcelândia, Matupá, União do Sul e Nova Santa Helena. Já a gleba Cristalino/Divisa tem 366 mil hectares e engloba os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo.

PAC

Na solenidade, o ministro também entrega a municípios mato-grossenses 63 caminhões-caçamba, por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Cada município receberá um caminhão. O investimento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executor da ação, é superior a R$ 15 milhões. A iniciativa vai favorecer mais de 280 mil camponeses, sendo quase 47 mil famílias de agricultores.

Segundo o delegado do MDA em Mato Grosso, Nelson Borges de Barros, a malha viária a ser melhorada é muito grande e o equipamento doado será fundamental para o serviço a ser prestado. “Dos 63 municípios, 20 estão em estado de emergência por causa do excesso de chuva. Muitas estradas estão impossibilitadas de trânsito, então o caminhão chega para melhorar o tráfego desses municípios”, avalia o delegado.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/393221/visualizar/