Trilhas e praça seguem esquecidas
Além do asfalto, a revitalização da praça da vila e o ordenamento turístico e dos acessos (com trilhas) aos locais onde estão os patrimônios históricos tombados como as ruínas da fábrica de pólvora e o túmulo de Totó Paes são algumas das outras reivindicações da comunidade do Distrito do Coxipó do Ouro.
De acordo com João Alves da Costa Gonçalves, a restauração e reforma da praça chegou a ser uma promessa por parte do poder público municipal e estadual há cerca de dois anos, mas até hoje o projeto não saiu do papel. “Apenas a Igreja (Nossa Senhora da Penha de França) foi restaurada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico) e ficou muito linda”, comentou. Os recursos para a revitalização seriam alocados via Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Para a comunidade, intervenções como estas são importantes para incrementar o potencial turístico. Porém, a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) negou ter garantido a reforma da praça, mas que busca uma linha de financiamento e uma parceria com a Prefeitura para poder atender o pleito da comunidade.
Vale lembrar que no Distrito do Coxipó, tradicionalmente, festas populares costumam reunir muita gente de Cuiabá, Baixada Cuiabana e outras regiões do país. (JD)
Comentários