Faixa de ônibus é desrespeitada
Um expressivo número de motociclistas e motoristas de carros desrespeitaram o primeiro dia de funcionamento do corredor exclusivo para ônibus e táxis na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Cuiabá. O mesmo ocorreu em relação a boa parte dos condutores dos coletivos, que deixaram de cumprir a obrigatoriedade de trafegar na faixa exclusiva.
"Está uma bagunça. Quando não é o ônibus que tem que desviar para a faixa da esquerda é o carro que precisa entrar à direita", criticou o motorista da empresa Pantanal Transporte, Ronaldo Costa, que faz o itinerário Centro/rodoviária/Ubirajara. Na avaliação de Costa, ao menos ontem, o corredor não surtir o efeito desejado. "O tempo de viagem continua o mesmo porque há congestionamento em outras vias", comentou.
A avaliação também não foi positiva por parte do motorista Carlos Vicente, da Pantanal. "Muitos não estão respeitando. Continua praticamente a mesma situação. Falta fiscalização", disse.
Já condutor Luiz Alves, de 47 anos, reclamou da falta de estacionamento. "Já não é fácil encontrar uma vaga e agora tem mais essa proibição", lamentou. Desde ontem, motoristas não podem mais estacionar do lado direito ao longo de toda pista.
Alves acredita ainda que o corredor sobrecarregará o trânsito, principalmente, no horário de pico. “A Getúlio Vargas é uma via com fluxo intenso e a faixa exclusiva pode comprometer ainda a circulação dos carros”, acredita.
Responsáveis por estabelecimentos comerciais também se mostravam preocupados. “Ainda vamos avaliar o impacto, mas como os motoristas não poderão invadir a faixa reservada para os coletivos provavelmente teremos problemas”, pontua Sandra Rodrigues, gerente de uma loja localizada na avenida.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, nesta primeira semana, os agentes de trânsito, conhecidos como "amarelinhos", irão apenas orientar os motoristas sobre a nova medida. Após, os veículos que forem flagrados trafegando pela faixa exclusiva poderão ser multados e até mesmo guinchados.
“Esta primeira semana será de experiência e orientações aos motoristas, que não poderão mais estacionar do lado direito ao longo de toda a avenida e, também para os motoristas de ônibus, que deverão trafegar obrigatoriamente pela faixa exclusiva”, explicou o secretário de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Antenor Figueiredo, por meio da assessoria de imprensa.
Comentários