Governo reconhece emergência de Nova Olímpia e mais sete cidades em MT
O governo de Mato Grosso reconheceu, na última segunda-feira (14), o estado de emergência decretado pelo município de Nova Olímpia, em decorrência dos prejuízos causados pelas chuvas que derrubaram quatro pontes deixando centenas de famílias isoladas e ainda criando vários pontos críticos de atoleiros nas estradas vicinais. O valor a ser repassado para reparos ainda não foi divulgado, no entanto, a oficialização é mais um passo dado para liberação.
Além de Nova Olímpia, os atos que foram assinados pelo governador Silval Barbosa (PMDB), o vice-governador Chico Daltro (PSD) e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf reconheceram também a situação de emergência dos municípios de Aripuanã, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Nortelândia, Santa Carmem, Tapurah e Comodoro.
O reconhecimento nada mais é que a homologação por parte do Estado dos Decretos Municipais, de iniciativa dos prefeitos de cada uma das cidades. O prazo de cada Decreto é de 180 dias a partir da publicação. Os gestores baixaram os decretos nos meses de fevereiro e março porque as chuvas deixaram estradas intrafegáveis e isolaram comunidades deixando vítimas desabrigadas, como também causaram prejuízos nas lavouras e prejudicam o escoamento das safras.
Com a situação de emergência reconhecida, o próximo passo deverá ser a liberação dos recursos pela União. Segundo o responsável pela Defesa Civil, Valdeci 'Braddock' dos Anjos Gonçalves, o prefeito Cristovão Masson já encaminhou projetos ao Ministério da Integração Nacional pleiteando recursos para restaurar os danos causados pelas chuvas.
Comentários