Ex-jogador da Seleção ganha escultura de 7m de altura em Natal
Eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, Marinho Chagas inspirou a obra do artista plástico potiguar Guaraci Gabriel. Chamada de "Gigante Pela Própria Natureza", trata-se de uma escultura de 7m, feita de ferro, e que representa o ex-atleta ainda nos tempos que brilhava nos gramados. A peça está exposta na Praça da Árvore de Mirassol, próxima ao viaduto de Ponta Negra, na entrada de Natal.
Guaraci é fã de Marinho. Acostumado a acompanhar a carreira do jogador pelos clubes que passou, com destaque para Botafogo, ABC, Náutico, Fluminense, São Paulo e Cosmos (EUA), o artista conta que a vontade de homenagear a "Bruxa" ao perceber que o ex-jogador é desconhecido por muitas pessoas que não o viram jogar. Ele também aproveita o clima de Copa do Mundo, que Natal começa a respirar.
- Sou fã demais dele. Foi uma forma que encontrei de homenagear esse grande atleta da nossa cidade. As pessoas não dão a ele o real valor que ele merece, e os jovens de hoje em dia não sabem quem foi Marinho Chagas. Eu penso que temos que homenagear ele enquanto está entre nós, porque depois que falecer não vai importar mais nada - afirmou Guaraci.
De acordo com Guaraci, a ideia é fazer mais 10 esculturas para formar uma seleção com jogadores locais a ser exposta no mesmo lugar, no bairro de Mirassol.
- Pretendo fazer mais 10. Ainda não sei quais serão os jogadores, mas quero colocar essas novas esculturas no mesmo lugar onde está essa de Marinho. Para que todos que entrem em Natal possam ver as obras em grandes escalas - disse.
O artista já havia exposto uma maquete da mesma obra na inauguração oficial da Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo de 2014, no dia 22 de janeiro. Na oportunidade, a escultura tinha cerca de 2m. A presidente Dilma Rousseff e o homenageado chegaram a posar juntos para fotos.
Para essa obra menor, o artista confessa que, desde o desenho até a construção da chapa, levou cerca de dois anos. Guaraci lembra que, na primeira vez em que Marinho viu a obra, mesmo ainda não estando pronta, o ex-jogador ficou bastante emocionado e isso o motivou ainda mais para terminar mais rápido.
Comentários