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Terça - 29 de Abril de 2014 às 21:29

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O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação da ferrovia que liga Rondonópolis a Cuiabá, foi apresentado e aprovado, nesta segunda (28), em Brasília, em reunião com o diretor da Agência Nacional dos Transportes Terrestre (ANTT), Jorge Bastos, o representante do Fórum Pró-Ferrovia e ex-secretário estadual de Logística, Francisco Vuolo, além de técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que viabilizaram o estudo.

De acordo com Vuolo, foram apresentados 5 traçados, contudo, o que conseguiu adequar em relação aos custos e distância foi a rota original desenhada pelo governo federal. Nela deve ser feito um desvio de mais de 10 km da reserva indígena, bem como a construção de um túnel ao longo dos 240 km. O valor deste trecho saíra por R$ 1,4 bilhão. “Este estudo foi referendado pela ANTT”, salienta.

O próximo passo, segundo o presidente do Fórum, é a realização de audiências públicas. A licitação deve ser lançada no ano que vem. Para isso, o Governo espera ainda a finalização dos estudos da outro trecho da ferrovia que liga a Capital a Sinop, passando por Diamantino e Lucas do Rio Verde. Nesta parte o desenho está avançado e deve ser apresentado daqui a 20 dias.

Já o trecho que também está em fase “embrionária” é de Sinop a Santarém (PA). Isso porque ainda há divergências na participação do governo do Pará, além do terreno neste caminho ser muito acidentado, o que eleva o custo da obra. “Com isso teria que construir muitos túneis e pontos”, afirma Vuolo. Para tentar diminuir as despesas, a ideia é que a ferrovia acompanhe o traçado da BR-163, mesmo assim seria preciso alterar o limite de reservas ambientais.

O modelo de concessão destes trechos será disponibilizado por meio de licitações para a construção e manutenção da ferrovia. A responsável por cuidar dos transportes será a empresa estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. “Qualquer um pode comprar carga e transitar na ferrovia, acaba com a intenção de monopólio”.

Ferrovia Fico

Quanto à Ferrovia da Soja ou Fico havia o temor de que o traçado planejado pelo governo federal fosse alterado. Contudo, segundo Vuolo, o diretor da Valec Bento Lima descartou esta possibilidade. O trecho liga Lucas do Rio Verde até Campinorte (GO) e do município de Goiás até Vilhena (RO). “Isto é positivo, pois a ferrovia tem que cumprir o papel de integração dos municípios”.





Fonte: RD News

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