Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 30 de Abril de 2014 às 02:38

    Imprimir


Embora o Fifa Fan Fest, estrutura para acomodar torcedores que não puderem ir à Arena Pantanal assistir aos jogos da Copa seja uma prioridade da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as sedes da competição, somente nesta terça-feira (29), faltando 44 dias para a abertura da Copa do Mundo, é que foi firmado um convênio para iniciar a construção do espaço em Cuiabá. O Sindicato Rural de Mato Grosso disponibilizou um terreno para construir o Fan Fest de cerca de 40 mil metros quadrados situado no parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro onde funciona a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O convênio de R$ 1, 3 milhão foi assinado com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Por enquanto ainda não existe uma empresa escolhida para construir a obra. Caberá à Secopa contratar uma empreiteira por meio da modalidade de Regime Diferenciado de Contração (RDC) que dispensa a necessidade de licitação. O convênio foi necessário para o sindicato ceder uma área para construção do Fan Fest, que será totalmente diferente do projeto inicial divulgado há pelo menos 3 anos atrás quando a ideia do governo era utilizar toda a área do Parque de Exposições Acrimat para a construção do espaço. A ideia inicial era que a Acrimat fosse transferida da região central de Cuiabá. Mas o tempo passou e os projetos não saíram do papel, e agora foi preciso readequar todo o projeto reduzindo o espaço do Fan Fest. Após a Copa, parte da estrutura como arquibancadas será removida.

Em 2012, o governo do Estado até cogitou a possibilidade de construir o Fan Fest na região da Morada do Ouro, na área conhecida como Memorial do Papa João Paulo II, porém o assunto causou polêmica e a ideia não foi adiante. Ficou então mantida a proposta inicial de construir o espaço na área da Acrimat. Em nota, a Secopa disse que o “local foi escolhido principalmente pela localização, de fácil acesso por meio de transporte público e pela estrutura já existente, o que facilitará a execução das obras”.

De acordo com o convênio, o Sindicato Rural cederá uma área de 40 mil metros quadrados, sendo que deste total 20 mil metros m² farão parte da área de shows com arquibancadas de concreto, complexo com banheiros fixos, bilheterias e vias internas, estrutura já existente no local. Conforme a Secopa, outros 4 mil metros quadrados fazem parte do Centro de Eventos com ar condicionado central, banheiros e cozinha, que será usado como o Centro de Mídia Aberta (CAM) e o restante irá compor um estacionamento com capacidade para cerca de mil veículos.

Conforme a Secopa, a previsão é que a área esteja pronta para receber as estruturas complementares até meados maio. Não foi divulgada porém, a previsão de término da obra. Mas vale lembrar que a abertura da Copa ocorre no dia 12 de junho e o primeiro jogo na Arena Pantanal ocorrerá no dia 13 no confronto entre Chile e Austrália às 19h válida pela primeira rodada. Assim, o Fan Fest precisa estar pronto até o começo de junho.

A Secopa informa que o local terá capacidade para comportar 56 mil pessoas por dia e está localizado a 2,5 quilômetros da Arena do Pantanal. O Fan Fest transmitirá em alta definição os 64 jogos da Copa ao vivo e contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da Fifa e programação de shows, incluindo grupos musicais locais e as principais manifestações da cultura regional. A ideia é que o local conte ainda com sistema completo de emergência, atendimento médico e segurança aos frequentadores do espaço.





Fonte: Só Notícias/Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394178/visualizar/