Sorocaba tem 11 mortos e cinco baleados em madrugada violenta Crimes ocorreram em locais diferentes. Polícia investiga se há ligação com morte de policial
Uma onda de violência deixou um saldo de, pelo menos, 11 mortos e outros cinco baleados em Sorocaba, a 97 km de São Paulo, entre terça-feira (29) e início da manhã desta quarta-feira (30). A polícia civil investiga os crimes, que ocorreram em lugares distintos.
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 7h de terça-feira (29). Policiais Militares foram acionados, via Copom (Centro de Operações da Polícia), para atender a uma ocorrência de pessoas baleadas em uma residência, localizada na altura do número 872, da rua Francisco Bueno de Camargo, na Vila Nova Sorocaba.
O forte cheiro e o barulho de disparos, ouvidos durante a madrugada, incomodaram os vizinhos. Dentro da residência, na cozinha, os policiais encontraram um homem de 33 anos e um outro de 21, ainda não identificado, todos mortos.
Segundo a Polícia Militar, o homem de 33 foi alvejado por sete disparos que atingiram sua cabeça, ombro e um dos braços. Já o mais novo foi alvejado com 11 disparos. Os tiros acertaram a cabeça, o braço esquerdo e as costas do rapaz. A outra vítima, que não foi dentificada, foi alvejada por dois disparos na região da testa.
Além das vítimas, foram encontrados cerca de 1 kg de maconha, carregadores de celular e cerca de R$ 500. Várias cápsulas de pistola 9 mm foram apreendidas. O caso foi registrado no Distrito Policial Central de Sorocaba e a polícia trabalha com a possibilidade de execução, pela maneira que foram encontrados os corpos.
Na noite, houve mais registros de violência na cidade. Por volta das 19h40, duas pessoas foram baleadas, na altura do número 964, da avenida Nogueira Padilha, na Vila Hortência.
De acordo com a Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta escura se aproximaram das vítimas e atiraram diversas vezes. Um homem de 49 anos foi atingido por dois disparos, um na barriga e outro no ombro. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe médica do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já a outra vítima, de 64 anos, foi alvejada nas costas. O homem foi socorrido para o Pronto Socorro do Hospital Regional e não corre risco de morrer.
Mais tarde, por volta das 22h15, três homens foram baleados, na altura do número 17, da rua Quatro, no Jardim Itanguá. Um deles era um adolescente de 17 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
Os policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo em via pública e, quando chegaram ao local, encontraram, além do adolescente, outros dois jovens, de 21 e 18 anos, feridos a tiros.
De acordo com o apurado no local, dois homens desceram a viela e dispararam várias vezes contra as vítimas. Os homens eram fortes e brancos, segundo as vítimas que sobreviveram. O adolescente foi o único que não conseguiu correr quando os disparos aconteceram e, por isso, foi atingido mais vezes. Segundo relato dos outros dois jovens, o local é um ponto de distribuição de drogas e, por esse motivo, eles acreditaram que foram confundidos por traficantes da região.
Já no fim da noite, por volta das 23h15, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de pessoas baleadas no interior de uma lanchonete, localizada no cruzamento das ruas Elisa Stefani Lamos e Jaime dos Santos, no bairro Paineiras. Neste ataque, três pessoas morreram e duas ficaram feridas.
De acordo com o apurado no local, dois homens encapuzados entraram no estabelecimento e dispararam várias vezes contra as pessoas que estavam na lanchonete. Um homem de 50 anos e outro de 35 não resistiram aos ferimentos e morreram no local. O homem de 50 anos foi alvejado por quatro tiros, três na perna e um na cabeça. Já o mais novo foi atingido com um tiro no pescoço e outro nas costas.
As outras três vítimas baleadas foram socorridas por populares que presenciaram o fato e encaminhadas para um hospital da região. Um homem de 54 anos foi alvejado na perna esquerda e um outro, de 22 anos, foi atingido por um tiro nas costas. Já um rapaz de 27 anos foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça e morreu na sala de cirurgia do hospital.
Por fim, enquanto era registrado o boletim de ocorrência do crime na lanchonete, os policiais civis do Distrito Policial Central de Sorocaba receberam a comunicação de mais um crime. Policiais Militares localizaram um veículo carbonizado, por volta das 7h, em uma estrada de terra, localizada no fim da rua Antonio Silva Saladino, no bairro de Vitória Régia. Dentro do carro foram encontrados três corpos carbonizados. Nenhum suspeito foi localizado.
A polícia ainda não confirma, mas a onda de violência teve início depois da morte do policial militar Sandro Luís Gomes. Ele foi morto, no Jardim Paulista, na zona norte de Sorocaba, no último domingo (27).
De acordo com informações iniciais, os criminosos estavam em dois carros e efetuaram vários disparos contra dois policiais militares, que faziam patrulhamento pela avenida Itavuvu. O policial Antonio Correa Junior também foi atingido, mas sobreviveu.
Comentários