Desenvolvimento do milho e pragas serão averiguados em raio-x
O andamento da produção de milho e as pragas e doenças no ciclo 2013/2014 serão averiguados no 1º Circuito Tecnológico Etapa Milho. Serão percorridas cerca de 150 propriedades produtoras de milho entre os dias 5 e 9 de maio.
Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Nery Ribas, serão colhidas desde informações técnicas até produção, cultivares utilizados, sobre plantas daninhas, doenças, pragas, entre outros.
Serão quatro equipes divididas entre as quatro regiões do Estado. Estão programadas paradas a cada 10 quilômetros. “Os produtores não serão comunicados. As propriedades serão visitadas aleatoriamente entre as quatro regiões. Tivemos bons resultados nas cinco edições da soja e decidimos fazer um raio-x do milho, pois a cada ano a cultura está mais consolidada e necessitamos de mais informações sobre ela”, frisou Nery durante coletiva de imprensa sobre o raio-x do milho.
Hoje, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 73% da área destinada à segunda safra em Mato Grosso é semeada com milho. “Se a região Sul do Brasil não tivesse tido 50% de quebra na safra de milho a nossa redução na área e produção poderia ser maior da verificada. Como houve quebra lá os produtores em Mato Grosso arriscaram para plantar um pouco mais”, disse Nery.
De acordo com o Imea, 25% das lavouras de milho em Mato Grosso está em xeque devido o plantio ter avançado em março. O Imea frisou durante a coletiva de imprensa que estes 25% de lavouras sofrerão com redução das chuvas.
Comentários