Fan Park começa a ser construído e custa R$ 1,9 milhão Previsão é de que obra seja concluída até o dia 25 de maio
Uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em todas as cidades-sede da Copa do Mundo, o Fan Park finalmente começou a ser construído no Parque de Exposições Jonas Pinheiro (Acrimat), no bairro Dom Aquino, em Cuiabá.
Depois de atrasos causados por mudanças no edital, alteração de projeto e uma licitação deserta, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) decidiu firmar um convênio de R$ 1,9 milhão com o Sindicato Rural de Mato Grosso para a execução da obra.
A previsão é de que a obra seja concluída até o dia 25 de maio.
O projeto, mais simples do que o originalmente previsto, consiste basicamente em pavimentação de toda a área anteriormente destinada a shows no local e a pintura de arquibancadas, bilheteria e banheiros.
Atualmente, a obra passa pela fase de terraplanagem. Depois de pronta, contará com estruturas temporárias – tais quais palcos e tendas dos patrocinadores –, além de um estacionamento com capacidade para duas mil vagas.
Segundo a Secopa, o atual Centro de Convenções da Acrimat será transformado em Centro de Mídia durante o evento, destinado aos jornalistas que não foram credenciados pela Fifa para a cobertura da Copa.
Convênio
De acordo com o convênio, o Sindicato Rural cederá uma área de aproximadamente 40 mil m², sendo que metade desse espaço fará parte da área de shows, com arquibancadas de concreto, complexo com banheiros fixos, bilheterias e vias internas, estrutura já existente no local.
Outros 4 mil m² fazem parte do Centro de Eventos com ar condicionado central, banheiros e cozinha, que será usado como o Centro de Mídia Aberta (CAM).
O Fan Park é considerado pela Fifa o 2º lugar mais importante para a realização da Copa do Mundo, uma vez que, durante os 30 dias de evento, ocorre o Fifa Fan Fest, que reúne os torcedores que não puderem ir ao estádio.
O local terá capacidade para comportar 56 mil pessoas por dia e está localizado a 2,5 quilômetros da Arena do Pantanal.
Com entrada franca, o Fan Fest transmitirá em telões de alta definição os 64 jogos da Copa ao vivo.
O local contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da Fifa e dos patrocinadores, além de uma extensa programação de shows, incluindo grupos musicais locais e as principais manifestações da cultura regional.
O lugar deverá contar, ainda, com um sistema completo de emergência, segurança e atendimento médico.
Comentários