Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 05 de Maio de 2014 às 14:51

    Imprimir


A pedido do MPE, a Justiça decretou a indisponibilidade de R$ 2,5 milhões em bens de diretores do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Rondonópolis (Impro) e das corretoras Diferencial Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, Albatross Corretora de Câmbio e Valores S/A e Ourominas Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Também foi decretada a quebra do sigilo bancário e fiscal das empresas. Um dos acionados pela Justiça foi o diretor executivo do Impro, Josemar Ramiro e Silva, o mesmo investigado na Operação Miquéias, que envolveu a “Musa do Crime”, responsável por cooptar gestores públicos para a quadrilha acusada de praticar fraudes contra fundos previdenciários municipais. Esta ação, contudo, não tem relação com o escândalo.

De acordo com o MPE, a ação civil pública busca garantir o ressarcimento ao erário de prejuízos causados em negociações anormais no mercado mobiliário de títulos. Durante as investigações foi apurado que o Impro superfaturou na compra de títulos públicos federais e vendeu-os abaixo do preço de mercado. Além disso, não foi realizado procedimento licitatório para credenciamento das corretoras de valores.

“Somadas todas as operações financeiras detectadas pela fiscalização, chega-se ao impressionante prejuízo total causado ao erário municipal não-atualizado de R$ 2.557.758,54”, diz a ação. Segundo o MPE, a análise das operações realizadas demonstra que os acusados montaram negociações com intuito de proporcionar ganhos para as instituições, integrantes do sistema financeiros nacional, em detrimento da entidade previdenciária.

Foram acionados pelo Ministério Público, o diretor executivo do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Rondonópolis, Josemar Ramiro e Silva; o diretor presidente da Diferencial Corretora de Títulos e Valores Mobiliários S/A, Pedro Luiz Szabo; o diretor de Operações da mesma empresa, Leonardo Paes Borba; o agente financeiro, Neilton de Oliveira Costa; diretor da Albatross Corretora de Câmbio e Valores, Francisco Eusébio de Souza; o representante da Ourominas Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, Juarez de Oliveira e Silva Filho e José Nonato Freire de Sena, da Albatross Corretora de Câmbio e Valores. (Com assessoria)





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394544/visualizar/