A apuração dos votos à Prefeitura de Cuiabá foi suspensa uma hora depois que os dados passaram a ser divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Desde a abertura das urnas, os votos recebidos pelo candidato petista que disputa a Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, não estão sendo exibidos no sistema do Tribunal.
Em entrevista à TV Centro América, o secretário de Informática do TRE-MT, Alan Lopes informou que existe uma pendência jurídica que impediu a exibição dos votos. “Os votos estão sendo computados. Quero dizer para a população ficar tranquila que em alguns instantes nós iremos divulgar. Eles não estão sendo divulgados por uma pequena diferença na situação jurídica”, informou.
O presidente do TRE, o desembargador Rui Ramos, e o setor de Tecnologia da Informação da corte estão reunidos para identificar a origem do problema. O G1 apurou que teria ocorrido uma falha na comunicação interna do Tribunal. A candidatura do vice-prefeito na chapa de Lúdio, Francisco Faiad, havia sido indeferida em primeira instância. A decisão foi derrubada em segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral. No entanto, a juíza responsável pela totalização dos votos em Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, não teria sido informada sobre a decisão de segunda instância.
A decisão de suspender a totalização foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral para solucionar o impasse jurídico. O candidato a vice-prefeito na chapa de Lúdio, Francisco Faiad lamentou toda a situação.
Ele disse que a falha prejudicou o emocional e o psicológico de todos os membros da campanha e acredita que houve erro humano, que na avaliação dele, não irá atrapalhar na lisura do pleito. "É lamentável que o Tribunal Regional Eleitoral não comunique para um juiz de primeiro grau uma decisão anterior já deferida, mas acredito que o problema será equacionado nas próximas horas", informou.
Ao G1, a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral informou que a totalização dos votos será retomada, possivelmente, nos próximos 40 minutos.
Comentários