Até o meio-dia, foram substituídas por defeito técnico 20 urnas em todo o estado, informa o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A cidade de Catalão, no sudoeste do Estado, teve três urnas com defeito. Na capital Goiânia, apenas uma.
Em todo o Estado de Goiás são 15.588 urnas, sendo 10% de reserva técnica. Em Goiânia, 2.598 seções em 10 zonas eleitorais estão utilizando a urna com a tecnologia biométrica. Além de Goiânia, Hidrolândia, Corumbá e Cocalzinho.
Pela manhã, o diretor geral do TRE-GO, Saulo Ricardo de Freitas, confirmou que a votação por biometria é mais demorada do que a votação na urna eletrônica comum. Enquanto no resto do país a média de votação do eleitor é de 40 segundos, em Goiânia é de 1 minuto e 10 segundos. O diretor geral acredita que eventuais atrasos na votação podem acontecer, mas não serão muito relevantes.
"A gente pede paciência à população. Pode ocorrer um certo atraso, mas na parte da tarde, até o final da eleição, as dificuldades devem ser superadas", declarou.
Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.
A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.
Comentários