Maio Amarelo em Tangará da Serra: movimento busca reduzir acidentes no trânsito
A campanha integra uma agenda internacional que inclui campanhas como o outubro rosa (que aborda câncer do colo do útero), o abril verde (acidentes de trabalho), o novembro azul (câncer da próstata), entre outros.
Em entrevista ao programa o Povo no Rádio, o vereador Professor Sebastian explicou que o movimento luta e busca a preservação da vida no trânsito. O amarelo foi escolhido porque nos semáforos pelo mundo afora esta cor significa atenção. “Em qualquer lugar do mundo quando o amarelo surge no sinal, o condutor sabe que é chamada sua atenção, que é preciso reduzir a velocidade, enfim”, explicou.
O mês de maio foi escolhido para o movimento porque em maio de 2011 foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, a Década de Segurança no Trânsito e que segue até 2020. Outro motivo é que em 2010, foi vítima de acidente de trânsito a bisneta de Nelson Mandela, Zenani Mandela. “Isto aconteceu após a abertura dos jogos da copa do Mundo naquele país.
Ela sofreu o acidente na porta do estádio. E a partir daquele momento, o próprio Mandela, que ainda era vivo, começou uma discussão em torno do assunto, porque quem provocou o acidente estava bêbado ao volante. Não que ele seja melhor que ninguém, mas ele é um ícone no mundo e seu nome ecoou em torno desta causa e uma discussão foi iniciada”, contou o vereador.
A comoção em torno da Bisneta de Mandela também levou a ONU também a decretar a Semana de Segurança do Pedestre no Trânsito, que vai de 06 a 12 de maio. “É uma determinação internacional e é motivada pelo homicídio da bisneta de Mandela, que aconteceu no ano de 2010”, explica o professor Sebastian.
OBJETIVOS – De acordo com o vereador, é importante que as pessoas se conscientizem que todo cidadão é responsável por um trânsito mais seguro. “É um movimento. E sendo um movimento, todos são convidados a participar: maiores, menores, quem tem carro, quem tem moto, quem tem bicicleta, quem anda a pé, todos estão sintonizados no trânsito. O que não pode acontecer é delegar ao próximo uma responsabilidade que também é sua”.
A desatenção é apontada em todas as estatísticas como grande causadora dos acidentes. Por isso, o vereador está entrando nesta semana via Câmara de Vereadores, com três indicações ligadas ao assunto. “Estamos solicitando à 22ª CIRETRAN, à SUTRAVE, via SINFRA e a todas as Autoescolas de nosso município que realizem ao longo de maio campanhas para uma melhor conscientização. Que todos aqueles que usam o trânsito, busquem se conscientizar neste mês e entender que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro, com menos mortes”, destacou.
Conclamando a sociedade para multiplicar as informações e refletir a respeito, o vereador Sebastian explicou que os acidentes de trânsito são a 9ª causa de morte no mundo. Mais de um milhão por ano perdem a vida no trânsito. "Motivados muitas vezes por desatenção, pelo uso de um celular, por uso de álcool ou drogas e tantos outros motivos que todos sabem que não podem, mas acabam usando. O maio amarelo vem com este propósito: chamar a atenção para o fato de que todos somos responsáveis. O que faço para que o trânsito flua um pouco melhor? Sabemos de todos os problemas que existem. A pergunta é: o que posso fazer para ajudar? Só reclamar não resolve”, ressaltou.
Segundo ele, não é implantando quebra-molas ou ‘tartarugas’ que acontecerá a conscientização dos usuários do trânsito. “A consciência se dá justamente evitando as proibições. Não é na proibição que me torno um cidadão melhor. É cumprindo meu papel de cidadão”.
IMPUNIDADE – Na opinião do vereador, a impunidade em relação aos crimes no trânsito “Infelizmente o Código de Trânsito Brasileiro tem algumas falhas. É bem elaborado, mas não é cumprido como deveria. Este é outro assunto que estamos levantando também: pessoas embriagada se drogadas ao volante que provocam mortes e prejuízos em patrimônio público e privado. Porque a conta é do cidadão”, disse.
Cinco itens de risco devem ser evitados no trânsito de acordo com a visão da ONU nesta década de Segurança no Trânsito, porque provocam muitas mortes no trânsito:
- Uso de bebida alcoólica no trânsito
- Excesso de velocidade
- O não uso do Cinto de Segurança
- O não uso ou uso inadequado do capacete
- O não uso da cadeirinha para crianças.
Comentários