Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Maio de 2014 às 13:37

    Imprimir


A instituição inicia atividades em diversas cidades de Mato Grosso no 2º semestre deste ano. Além de Tangará da Serra a rede inaugura unidades em Diamantino, Lucas do Rio Verde, Alta floresta e Várzea Grande. Ainda para este ano estão previstos outros dois campi no estado, um dos quais na cidade de Sinop e o outro em cidade ainda não definida.

Segundo o Professor Gilcélio Peres, Diretor Geral do IFMT Campus Tangará da Serra, o instituto representa um grande ganho para o município no que tange à formação da mão de obra. “Mato Grosso e o Brasil tem crescido economicamente. O problema agora é dividir esta riqueza. Isto se faz inserindo as pessoas nesta dinâmica da economia. Isto acontece quando as pessoas estão preparadas, e elas estão preparadas quando estudam. Mato Grosso bate recordes de produção, mas infelizmente as melhores vagas são preenchidas por profissionais de fora. Precisamos qualificar nosso povo daqui para estas vagas”, afirma.

Ele explica que o IFMT foi criado com esta intenção e por isto, se parece com Universidade, mas não é. “Na formação temos ainda outro diferencial: nossa vocação é qualificar a mão de obra local e regional. Não quer dizer que não vamos acolher alunos que vem de longe, mas os cursos tem que estar sintonizados com a dinâmica da economia local”.

A instituição está desenvolvendo nova edição do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, onde é feita a previsão de novos cursos e de novos campi. Segundo Gilcélio, de várias unidades as informações apresentadas dão conta de que se pode fechar um curso e abrir outro, porque a economia é dinâmica. “Estamos sempre atentos e sintonizados com a dinâmica da economia local e regional”.

Em Tangará da Serra os cursos superiores a serem oferecidos a partir de 2015, por uma questão até de orçamento, serão escolhidos por meio de consulta em audiência pública. Mas antes disto, serão realizadas pesquisas de mercado. “Queremos saber como se comporta o mercado. Quais as áreas que mais empregam. Quem tem diminuído as vagas, quem tem aumentado as demandas, enfim. Vamos apresentar estes números para a comunidade e mostrar dentro desta realidade quais as possibilidades que temos dentro do ‘catálogo’ do MEC”, explica Gilcélio.

Todos os cursos do IFMT são gratuitos. Há inclusive possibilidade de bolsa pesquisa e para alunos de outras localidades que necessitem é oferecido auxílio do governo para pagar aluguel e alimentação.

As atividades no campus local iniciarão em agosto deste ano, com cursos do PRONATEC. “É um programa do Governo Federal de qualificação profissional, que tem recursos próprios. Pode-se contratar professores, montar laboratórios e custear todas as despesas com estes recursos. Isto é o que facilitou para nós. Como nosso campus é recém-criado ainda não tem orçamento. Mas, para o ano que vem teremos”, afirma o diretor.

De acordo com Gilcélio, o prédio onde funcionará o IFMT estará à disposição do Instituto a partir de julho. “De fevereiro pra cá, quando fui nomeado Diretor Geral, estamos fazendo os preparativos estruturais. Estamos comprando os móveis, solicitamos serviços de telefonia, internet, segurança. Isto tudo deve chegar até o meio do não. Então em agosto iniciaremos com dois cursos do PRONATEC”.

A definição de quais cursos se dará no final do mês, para posterior realização de seletivo de candidatos e também de professores.

VESTIBULAR IFMT – Nos 14 campi do estado, alguns têm cursos que iniciam no 2º semestre. As inscrições para o vestibular já estão abertas. Em Campo Novo do Parecis são 35 vagas para Agronomia e 35 vagas para o curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais. “É um curso na área de administração, tanto pública quanto privada. É em menos tempo, mas superior também”, explica Gilcélio.

Interessados neste vestibular podem acessar a página na internet www.ifmt.edu.br até 25 de maio. As inscrições podem ser feitas para todos os campi da Instituição. A taxa é de R$ 50,00. As provas serão dias 19 e 20 de julho com previsão de início das aulas em agosto.





Fonte: Rádio Pioneira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394776/visualizar/