Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Maio de 2014 às 22:45

    Imprimir


No primeiro trimestre de 2014, a TIM manteve seu crescimento acima da média do mercado, diante de um cenário setorial extremamente competitivo e de um contexto macroeconômico menos dinâmico. O sólido desempenho da empresa é devida ao aumento significativo das bases de usuários 3G e 4G e também pela tendência de migração do segmento pré-pago para o pós-pago, além do incremento do consumo de dados.

“O percurso adotado no último ano teve como foco a melhoria operacional e, nesse sentido, já é possível verificar o fortalecimento da nossa infraestrutura e de sua performance”, diz Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil. Para executar esse trabalho, continuamos investindo fortemente. Encerramos o primeiro trimestre com R$ 613 milhões em investimentos, um aumento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Nossa expectativa é chegar a R$ 3,8 bilhões até o fim de 2014 e seguir dedicando 95% desse valor para infraestrutura”.

A base de clientes atingiu o total de 73,9 milhões no trimestre, confirmando a assertividade das ofertas. Com um market share de 27%, a empresa segue na vice-liderança do mercado e mantém a liderança no segmento pré-pago, com um total de 61,7 milhões de usuários, o que representa 2,3% a mais no comparativo anual. Destaque também para o crescimento do pós-pago, que registrou no período um expressivo incremento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2013, somando 12,2 milhões de clientes. Acompanhando a tendência de crescimento de consumo de dados, a receita de VAS aumentou 20,4% (ano a ano), alcançando R$ 1,5 bilhão. O percentual de receitas provenientes do serviço de dados móvel, igualmente, foi representativo: 25,2% no período, um crescimento de 21,4% comparado ao mesmo período de 2013.

A base de assinantes de 3G fechou o primeiro trimestre deste ano com 26,6 milhões, um desempenho 85% superior ao mesmo período de 2013, com market share de 25,23%. Já no 4G, a TIM contabilizou 675 mil clientes, representando um substancial incremento de 67% comparado ao final de 2013. O market share neste segmento atingiu 32,5%, o que demonstra a eficácia da estratégia da companhia em oferecer o plano de dados para este perfil usuário sem custo adicional relacionado à tecnologia.

Indicadores financeiros

A TIM teve lucro líquido de R$ 372 milhões, um acréscimo significativo de 21,6% em relação ao mesmo período de 2013. Destaque para o resultado do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,32 bilhão no período, o que representa alta de 8% (ano a ano). A margem EBITDA total ficou em 28% ante 26% de 2013. Este resultado é sustentado, principalmente, pelo crescimento de 7,6% dos serviços de voz e de dados (comparação anual).

A receita de VAS atingiu R$ 1,5 bilhão, crescimento robusto de dois dígitos: aumento de 20,4% comparando ao primeiro trimestre de 2013. O desempenho positivo se deve à forte adesão aos planos de dados Infinity e Liberty, com a base de usuários de dados atual representando 37% do total de clientes. Atenta ao contínuo aumento do tráfego de dados, a TIM disponibilizou no mercado um novo plano de 30MB, além do de 10MB, ao custo de R$ 1 por dia para acesso à internet (Infinity Web) e R$ 1,25 por dia (Infinity Web+Torpedo). Já o ARPU (receita média por usuário) se mostrou estável nos últimos 18 meses, na marca de R$ 18, e o MOU (minutos por usuário) ficou em 140 minutos.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394822/visualizar/