Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 14 de Maio de 2014 às 10:40

    Imprimir


O Dia de Campo realizado no sábado (03.05) pela prefeitura municipal de Nova Marilândia, através da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente foi um sucesso de público, com a participação de mais de 200 produtores rurais do município. O evento dirigido aos pequenos e médios produtores rurais da cidade, foi realizado na Fazenda Paulista I, e tratou de diversos assuntos, entre eles o Programa Balde Cheio e a divulgação do Programa de Piscicultura, bem como informações a respeito do Luz para Todos.

O prefeito municipal Wener Santos, participou do evento e discorreu sobre a importância do projeto de piscicultura para a econômica local e regional. Para ele, a atividade pode se transformar numa alternativa econômica viável e com grande potencial de impulsionar a economia.

O Programa Balde Cheio, lançado durante o evento, é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, com o objetivo de capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promovendo a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorando os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas pelo programa.

A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural escolhida para funcionar como propriedade piloto, chamada de unidade demonstrativa (UD), em que são trabalhados o uso intensivo de pastagens, em sistema de pastejo rotacionado; uso de sistemas de irrigação; sobre-semeadura de aveia ou de azevém em pastagens tropicais durante o período da seca; fornecimento de cana-de-açúcar com uréia como suplementação alimentar no período da seca; controle reprodutivo; controle sanitário no rebanho e uso de técnicas de melhoria do conforto e do bem-estar dos animais.

A questão ambiental é tratada na recuperação e conservação da fertilidade do solo; plantio de árvores para formação ou renovação de matas ciliares; preservação de áreas de proteção permanente; controle de efluentes e ações de melhoria da qualidade da água. Gerencialmente o programa promove um controle zootécnico do rebanho e a análise econômica da produção.

Em 2013, 25 Estados brasileiros já faziam parte do Projeto Balde Cheio, totalizando 741 municípios e mais de 3.497 propriedades rurais, sendo 565 Unidades de Demonstração, com resultados altamente satisfatórios para os produtores de leite.

O Chefe do Poder Executivo Municipal tratou ainda sobre o Programa LUZ PARA TODOS, criado pelo Governo Federal com a meta de levar o acesso à energia elétrica para as propriedades rurais, funcionando como indutor do desenvolvimento no campo. De acordo com ele, a administração municipal o está retomando e brevemente novas propriedades serão atendidas no município.

“A energia no meio rural é sem sombra de dúvida a mola propulsora do desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar” destacou ele.

O Dia de Campo realizado em Nova Marilândia teve como um de seus objetivos, oferecer informações tecnológicas e técnicas aplicadas, importantes para assegurar melhor rentabilidade aos proprietários rurais, e assim promover o crescimento no campo, potencializando e diversificando a economia local.

O Chefe do Poder Executivo Municipal informou que sua gestão tem trabalhado para que o homem do campo tenha assistência técnica e dados suplementares que possam dinamizar e diversificar a produção, incidindo diretamente no crescimento de sua renda e consequentemente na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. 





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/394917/visualizar/