no Sesc Pantanal esperando eleição da Mesa
Eleição para Mesa Diretora da Câmara de Várzea Grande é antecipada em função das eleições gerais em outubro. Medida está amparada no Regimento Interno Jânio Calistro (PMDB), que será eleito presidente da Câmara de Várzea Grande nas eleições marcadas para quarta (14), já amarrou os votos de 19 dos 21 vereadores. Como “o seguro morreu de velho”, a chapa encabeçada pelo peemedebista está bancando o confinamento dos colegas/eleitores no Sesc Pantanal, em Poconé. A chapa também é composta por Mirian Pinheiro (PHS) 1ª vice-presidente; Pedrinho (Solidariedade) 1º secretário; Joaquim Antunes (PMDB) 2º vice-presidente e Ivan do Santos (PT) 2º secretário.
Os vereadores, que estão hospedados na estância ecológica desde segunda (12) à noite, retornarão para Várzea Grande horas antes da sessão que deve iniciar às 20h. Estão no confinamento Maninho de Barros (PSD), Chico Curvo (PSD), Ferrinho (Pros), Fábio Saad (PTC), Gordo Goiano (PTB), Hilton Gusmão (Pros), Joãozito (DEM), Kalil Baracat (PMDB), Leonardo Mayer (Pros), Miguel Baracat (PT), Sumaia Leite (Solidariedade), Valdemir Nana (DEM), Waldir Bento (PMDB) e Wanderlei Cerqueira (PSD). Somente Pery Taborelli e João Madureira, considerados “ruins de negociação” pelos colegas, resistem em apoiar Calistro e não se juntaram ao grupo.
A prática de confinar os apoiadores é comum nas eleições para Mesa Diretora da Câmara em Várzea Grande e também Cuiabá. O objetivo é evitar possíveis traições já que confinados, os parlamentares ficam resgardados do assédio de chapas adversárias ou de vereadores interessados em promover reviravoltas no processo eleitoral.
Em entrevista ao Rdnews, Taborelli declarou que não foi sequer convidado para a confraternização no Sesc Pantanal. Além disso, reafirmou que pretende manter a independência diante da Mesa Diretora e seguir denunciando os desmandos do Executivo. “Eles conhecem minha postura oposicionista. Por isso, minha presença não interessa. Não participo de conchavos e acordões”.
A chapa encabeçada por Calistro conta com a benção do prefeito Walace Guimarães (PMDB). O peemedebista teve participação decisiva nas articulações que definiram a composição da nova Mesa Diretora e asseguraram o apoio da ampla maioria dos vereadores.
Calistro vai suceder o correligionário Waldir Bento. A votação da Mesa Diretora biênio 2015/2016, que de acordo com o Regimento Interno deveria ocorrer na última sessão ordinária do 2º ano da legislatura, foi antecipada em função das eleições gerais, em outubro.
Comentários