No interior de MS, cursos incentivam o empreendedorismo em aldeias Cursos mostram a indígenas modo plantar e vender a produção, diz cacique. Capacitações foram oferecidas a indígenas do município de Nioaque.
Uma série de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) a indígenas de aldeias do município de Nioaque, a 187 quilômetros de Campo Grande, está estimulando o empreendedorismo nas comunidades.
Segundo o Senar/MS, foram oferecidas três capacitações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): produtor de mandioca, horticultor orgânico e produtor de derivados de leite. Juntos, beneficiaram 83 pessoas.
A instituição também realizou cursos de formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS), entre 2013 e 2014, beneficiando 452 pessoas.
Gerson Ojeda, cacique da aldeia Taboquinha, uma das comunidades beneficiadas com as capacitações, avalia como positivos os resultados do trabalho. “Os cursos levaram avanços para a comunidade. Através dos instrutores, que com paciência nos mostraram o modo certo de cultivar e negociar, hoje não perdemos mais dinheiro com os atravessadores como antes”, relata.
A opinião sobre as mudanças geradas pelas qualificações foi compartilhada pelo prefeito Gerson Garcia Serpa. “Nioaque tem sua economia baseada na pecuária e agricultura familiar, com quatro aldeias e nove assentamentos e essa iniciativa de capacitar o trabalhador do campo fortalece nossa economia, traz alimento para a mesa da população e melhora a qualidade de vida do cidadão”, avalia.
Comentários