Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Maio de 2014 às 08:14

    Imprimir


A Executiva Nacional do PMDB incluiu a candidatura do ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva ao governo do Estado entre as prioridades da legenda na eleição deste ano.

O projeto do ex-magistrado deve ser um dos discutidos na reunião prevista para acontecer ainda nesta semana entre o PMDB e PT. As duas legendas vêm mantendo encontros nos últimos dias para definir suas candidaturas nos estados.

Em Mato Grosso, a expectativa é de que o PT apoie o lançamento de Julier, previsto para ocorrer na próxima quinta-feira (22). O encontro - que deveria ocorrer amanhã, mas foi adiado -, deve contar com a presença do vice-presidente da República Michel Temer, do ministro da Agricultura, Neri Geller, e de outras lideranças peemedebistas.

Ontem, a Nacional do PMDB já anunciou, por exemplo, apoio a candidaturas do PT em dois estados: São Paulo e Minas Gerais. Assim como em Mato Grosso, nestes dois colégios eleitorais, ambas as legendas caminhavam para ter candidaturas próprias.

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), é quem conduz, em Brasília, as articulações para o apoio de outras legendas às candidaturas peemedebistas.

Mato Grosso e outros seis estados seriam prioridades nas negociações com os petistas. Isso porque nestes locais ainda não há uma definição sobre quem deve disputar o governo pela aliança.

Além do petista Lúdio Cabral, o grupo de partidos no qual o PMDB está incluso em Mato Grosso, no entanto, tem outro pré-candidato o vice-governador Chico Daltro (PSD), que também deve concorrer com Julier pelo direito de ir às urnas.

Alguns líderes de outros partidos que compõem a base governista também não acreditariam tanto quanto os peemedebistas na candidatura de Julier ao governo. Por conta disso, o nome do ex-juiz também seria avaliado para disputar o Senado.

Entre os motivos estaria o desempenho de Julier nas pesquisas de intenção de voto. O peemedebista aparece nas últimas colocações, quesito no qual o pré-candidato petista Lúdio pontua melhor.

A favor do ex-juiz, todavia, está o fato de ele ser oriundo do Poder Judiciário. O perfil lhe ajudaria, na avaliação de algumas lideranças, a disputar mais votos com o candidato da oposição, o senador Pedro Taques (PDT).

ADVOCACIA – Se não conseguir disputar a eleição ou não sair vitorioso das urnas, Julier poderá voltar à advocacia. A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) concedeu ao ex-juiz seu registro novamente.

Em abril, o ex-secretário de Estado Francisco Faiad, também filiado ao PMDB, fez um apelo para que a Ordem não aprovasse o requerimento de Julier. Um vídeo com o depoimento de Faid circula na Internet. Nele, o ex-secretário afirma que, enquanto juiz, o hoje correligionário teria desrespeitado as prerrogativas dos advogados.

Acontece que, em 2009, Faiad foi afastado da presidência da OAB por uma decisão proferida por Julier. Ele era acusado de tráfico de influência, concorrência desleal e possíveis atos de improbidade administrativa. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/395045/visualizar/