CAB foi “impedida” de fazer reparos Empresa diz que sua equipe foi impedida pela Sobelltar de fazer reparos na Jurumirim deixando 16 mil pessoas desabastecidas
A CAB Cuiabá, concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgoto da Capital, culpou a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Consórcio Sobelltar, Consórcio do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e a Secretaria de Infraestrutura do Município (Seminfe) pela falta d’água na casa de 16 mil moradores. Nove bairros sofrem com a falta dos serviços de abastecimento.
De acordo com a assessoria da CAB, a empresa foi impedida pelo Consórcio Sobelltar, responsável pela obra de mobilidade urbana em execução na Avenida Miguel Sutil (Trincheira Jurumirim), de reestabelecer o abastecimento para os bairros Baú, São José dos Lázaros e Lixeira. Por conta disso, a CAB registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) por dano qualificado e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, na Polícia Militar.
Conforme a assessoria, na última terça-feira (13), o Consórcio removeu 60 metros da rede de distribuição que abastece bairros, sem notificar a concessionária. Assim que foi avisada pelos moradores, no dia 14, a concessionária enviou uma equipe de reparos, porém os trabalhadores foram impedidos de realizar o serviço pela Sobelltar.
A operação interrompeu o fornecimento de água para 4,7 mil moradores. Segundo a assessoria, esta é a segunda vez que o Consórcio remove uma rede sem informar a empresa.
A Concessionária afirmou que Seminfe rompeu a rede de abastecimento de água do bairro Altos da Glória e conseguiu romper 15 ramais do bairro Jardim Renascer. Os ramais são a ligação dos imóveis com a rede de abastecimento. Por volta de 5,7 mil moradores ficaram sem água na região.
Segundo a CAB, o Jardim das Américas também ficou sem água esta semana. Uma obra na avenida Brasília rompeu uma adutora no bairro, deixando 2,8 mil pessoas com as torneiras secas. Ainda na manhã desta quinta-feira, uma tubulação rompeu entre os bairros Jardim Leblon I e II e afetou 3,3 mil cuiabanos.
A CAB informou que começou a realizar os reparos em todas as ocorrências e os serviços deverão ser normalizados hoje.
Conforme Luiz Mello, gerente de contrato do Consórcio Sobelltar, uma equipe terceirizada da concessionária havia transferido uma adutora de lugar sem respeitar a obra. No dia 4 de maio, a empresa começou escavar, encontrou a adutora e pediu para que a CAB realocasse ela em outro lugar, pois o local seria concretado e dificultaria os reparos. Porém, a empresa não apareceu.
No dia 8 de maio, com o prosseguimento das obras, a adutora se rompeu e o Consórcio pediu que a CAB fosse até o local para realizar o reparo, contudo a empresa somente enviou uma equipe no dia 12. Na ocasião a obra estava passando pelo processo de concretagem, que não pode ser interrompido. Os técnicos pediram para que a CAB realizasse o reparo à noite ou no dia seguinte, mas não houve resposta.
As assessorias do Consórcio VLT e Secopa informaram que não houve rompimento em nenhuma das obras citadas. A reportagem do Diário tentou entrar em contato com a Seminfe, porém não houve resposta.
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