Administração promove audiência pública para discutir LDO com assentados em Nortelândia Iniciativa insere produtores rurais na definição de prioridades para o ano de 2015 e ampliar o debate sobre o orçamento municipal
A prefeitura municipal de Nortelândia, realizou na manhã desta quinta-feira (15.05) no Projeto de Assentamento Raimundo da Rocha (Barreirão) a primeira audiência pública no meio rural para apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2015.
No assentamento vivem atualmente 196 famílias que vivem da agricultura familiar, sendo a maior comunidade rural existente no município, e uma das mais importantes economicamente. O segundo maior assentamento é o São Francisco, onde vivem 70 famílias, em seguida o Nossa Terra Nossa Gente com 50 parceleiros.
Esta foi à segunda audiência pública realizada para apresentar a LDO/2015, a primeira aconteceu na área urbana, no dia 30 de Abril, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com a participação de estudantes, servidores, vereadores, secretários municipais e populares.
O prefeito municipal Neurilan Fraga, destacou a importância do evento no meio rural, como forma de inserir a classe produtora na discussão do orçamento municipal, bem como demonstrar a relevância de sua participação na definição das prioridades administrativas.
“Tenho por mim, que este fato inédito contribui para a mudança de mentalidade das pessoas, e de certa forma discutir nosso orçamento numa comunidade rural é um avanço significativo, até porque muitos nem sabem como se dá a elaboração do orçamento municipal e como são definidas as prioridades da gestão para o próximo ano. Dessa forma eles podem apresentar sugestões, uma vez que as nossas ações incidirão diretamente em suas vidas” analisou ele.
A idéia da gestão é ampliar ainda mais a discussão sobre o orçamento municipal, levando as comunidades rurais informações sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) nos próximos anos, incluindo os assentamentos São Francisco e Nossa Terra Nossa Gente.
“As audiências públicas são sempre realizadas no perímetro urbano e mesmo que os convidamos, muito poucos se fazem presente, por isso decidi que a nossa equipe deve ir até os assentamento e apresentar as peças orçamentarias, abrindo espaço para que possam apresentar sugestões. Acredito que assim nós iremos aproximar nossas ações de acordo com a vontade do povo” ressaltou o prefeito.
O Chefe do Poder Executivo Municipal destacou ainda a participação efetiva dos alunos das diversas escolas, tanto da rede do município como do estado, que se deslocaram da cidade para o meio rural, o que para ele promove uma interação da juventude com os produtores rurais. Essa estratégia tem como objetivo aproximar ainda mais a comunidade do Poder Público Municipal até porque participando das audiências, o cidadão tem como contribuir na construção de novas ideias e propostas que venham beneficiar todos que no município residem e, principalmente criando junto a população um visão mais critica em relação ao funcionamento da administração publica e também sobre o verdadeiro papel da classe política no processo de desenvolvimento sócio econômico do município, da região, do Estado e Brasil.
Comentários